domingo, 19 de fevereiro de 2017

Atividades p. 25 – 7º ano

Retomando
1. Durante a crise do Império Romano ocorreu um processo de ruralização. P que foi esse processo e por que ele ocorreu?
Foi uma migração maciça das cidades para o campo. As pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido à inflação (alta generalizada dos preços). Além disso, os germanos vinham atacando e saqueando o Império, ocasionando a destruição de suas cidades

3. Sobre o reino Franco:
a. Onde os francos se estabeleceram?
Na Gália, área que compreende parte das atuais França, Bélgica, Alemanha e Polônia.
b. Qual a importância do rei Clóvis?
O rei Clóvis unificou os vários grupos francos, aliou-se a Igreja Católica e impulsionou a expansão militar dos francos
 c. Observe a imagem com atenção e responda: Quem pode estar batizando o rei Clóvis?
O papa, a mais alta autoridade da Igreja Católica.
d. O que o batismo de Clóvis significou?
Significou a aliança dele com a Igreja Católica.

https://www.infopedia.pt/$cristianizacao-dos-francos 



5. Qual era o papel dos monges copistas? Por que ganharam destaque no tempo de Carlos Magno?
Aos monges copistas cabia a tarefa de copiar textos antigos, entre os clássicos da literatura Greco-roma. Graças àqueles monges, então, preciosas obras da Antiguidade chegaram até nós.

Vozes do passado
50 deveres de Carlos magno e do papa (796)
[...] desejo estabelecer com Vossa Santidade um pacto inviolável de fé e caridade [...] O nosso dever é, com o auxilio da divina piedade, defender por toda a parte com as armas a Santa igreja de Cristo, tanto das incursões dos pagãos como das devastações dos infiéis [...]. É vosso dever, Santíssimo Padre, levantar as mãos para deus, como Moisés, para auxiliar o nosso exército de maneira que [...] o povo cristão obtenha para sempre a vitória sobre os inimigos do seu santo nome.
Livro didático: História Sociedade & Cidadania.
3ª edição p. 27 – editora FTD
a. Quem é o autor do texto e que lugar ele ocupava na sociedade da época? O Texto é assinado por Carlos magno que, na época era imperador de um vasto império.
b. Quando e por que Carlos Magno assinou esse pacto com o papa? Assinou-o em 796, com a intenção de solidificar sua aliança com o Papa.
c. Resuma o conteúdo do texto usando suas palavras. O texto trata dos deveres de Carlos Magno com o Papa, e deste com ele. De modo simplificado pode-se dizer que o de Carlos Magno e de seus guerreiros era defender, por maio das armas, a Igreja e os valores cristãos; já o dever do Papa era o de orar pelo sucesso do exército de Carlos Magno.

d. Qual a importância da aliança entre Carlos Magno e o papa na formação do Império carolíngio? A Aliança com a Igreja católica foi decisiva na ampliação do Império carolíngio, pois motivou e conferiu legitimidade à luta que Carlos Magno e seus guerreiros vinham desenvolvendo para conquistar terras e almas para o cristianismo.

Atividades p. 22 6º ano

Atividades p. 22 6º ano
Retomando

1. Observe as imagens abaixo.O que se perceber ao compara a imagem 1 com a imagem 2?

Imagem 1: foto em preto e branco, classe somente de meninas, ausência de recursos tecnológicos,
Imagem 2: foto colorida, classe mista, com meninos e meninas, a existência de um projetor multimídia como suporte aos desenvolvimento da aula.
2. Observe as fotografias a seguir com atenção. O que há em comum entre elas?












Tanto na fotografia 1 quanto na 2, as crianças estão brincando de pega-pega, mas as imagens são de épocas diferentes; note que essa brincadeira continua sendo praticada hoje em dia.

3. A atividade 1 mostra imagens de mudanças ocorridas ao longo do tempo; já a atividade 2 apresenta um exemplo de brincadeira que, mesmo com o passar dos anos, continua sendo praticada.
     a)      Afinal, o que a História estuda? A História estuda as mudanças e as permanências ocorridas nas sociedades humanas ao longo do tempo
     b)      Observe o lugar onde você mora e procure na paisagem algo que mudou e algo que continua como era antes. Anote no caderno a mudança e a permanência. Pessoal
  
4- Copie a ficha a seguir em seu caderno, e complete-a explicando o significado de:
Mudanças
Transformações
Permanências
O que não se modifica, mesmo quando passa o tempo.
Historiador
Profissional que escreve sobre o passado e o presente com base em fontes históricas.
Fontes históricas
Todos os vestígios ou pistas deixadas pelos seres humanos na sua passagem pela terra.
Sujeito histórico
Todos nós (pessoas: eu, você, seus pais, professores...) grupos: dos idosos, dos artesãos, das mulheres etc.; instituições: a igreja, a câmara dos deputados, o Exército etc.).

5. Como vimos, o historiador utiliza todos os vestígios disponíveis para produzir o conhecimento histórico. Esses vestígios são as fontes históricas, que podem ser escritas, visuais, orais e materiais. Observe as fontes históricas a seguir e classifique-as.








1. fonte material – 2. Fonte material – 3. Fonte escrita – 4 fonte visual – 5. Fonte oral – 6. Fonte visual.
Para refletir 6º ano – p. 21
Manifestação de crianças
 Centenas de crianças participaram junto com pais, tios e avós de sua primeira manifestação neste domingo (23), no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Com a ajuda dos adultos encheram cartazes de tinta, desenhos e pedidos de um país melhor no futuro e, em vez de palavras de ordem, cantaram cantigas de roda. [...]
“ A gente quer que nossos filhos vivam num país melhor. Por isso, fomos construindo coletivamente esse movimento, com outros pais, pelas redes sociais. [...]”, disse marina [...]
               Já alfabetizada, Dora Dorigo, de 6 anos, pintava um coração de vermelho, num cartaz de próprio punho onde pedia mais paz e amor. A mãe de Dora, a designer Lícia Rubinstein, elogiou o ato infantil.
“É importante que ela comece descobrir formas de manifestar seus sentimentos, seus desejos. Brincando, ela vai aprendendo e absorvendo esses ensinamentos”, disse Lícia. [...]
O objetivo do movimento era pedir democracia, qualidade e segurança nos serviços de transporte e dizer não à violência policial.
Livro didático: História Sociedade & Cidadania 6º ano
3ª edição p. 20 – Editora FTD

a)  O que o texto conta? Ele conta sobre uma manifestação promovida por crianças e adultos.
B) Como os manifestantes organizaram o movimento? Eles organizaram o movimento pelas sociais.
c) O que os manifestantes exigiam? Democracia, melhoria nos transportes e fim da violência policial
d) Pode-se dizer que os manifestantes (mulheres, homens e crianças) fizeram história? Sim, pois eles saíram às ruas para lutar por direitos.

e) O sujeito histórico pode ser individual ou coletivo. Você seria capaz de dar um exemplo de sujeito histórico individual e um sujeito histórico coletivo? Pessoal

Café com Política - p, 65 - 9º ano


Café com Política

                Análises recentes das sucessões presidenciais na Primeira república (1889-1930) mostram que a famosa aliança entre Minas Gerais e São Paulo, chamada de política do “café com leite”, não controlou de forma exclusiva o regime republicano. Havia outros quatro estados, pelo menos, com acentuada importância no celeiro político: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Os seis, para garantirem sua hegemonia possuíam uma forte economia e (ou) uma elite política compacta e bem representada no Parlamento. E, juntos ou separados, participavam ativamente de todas as sucessões presidenciais ocorridas no período.
                Além desses estados, havia dois coadjuvantes respeitáveis: o Exército e o Executivo. Os militares se destacavam no regime em seus primeiros anos – durante a presidência dos marechais Deodoro da Fonseca (1889/1891) e de Floriano Peixoto (1891/’894) –, retornando ao poder em 1910, quando o país foi presidido pelo marechal Hermes da Fonseca (1910/1914). [...] Já o Executivo Federal conseguiu o privilégio de intervir sobre as oligarquias mais frágeis, impondo seu controle sobre elas quando julgasse oportuno, além de exercer atuação marcante na sua própria sucessão. [...]
                O poder de Minas Gerais nesse período é explicado não pela força econômica do gado de leite, mas pela sua projeção política garantida pela bancada de 37deputados, a maior do país. E a influência de Minas, também deriva da forte cafeicultura, já que foi o segundo maior produtor de café do Brasil até o final da década de 1920, sendo responsável por 20% em média. A expressão mais para a pressuposta aliança Minas Gerais seria, então, “café com café e não café com leite”.
Livro Didático História Sociedade e Cidadania- 9º ano
3ª edição- editora FTD p. 65
Para Refletir

A) Para a autora do texto, a tese de que São Paulo e Minas dominaram a política na Primeira República não se justifica. Que argumentos ela usa para derrubar a tese do “café com Leite”.
Ela chama atenção primeiramente para a existência de quatro outros estados que também tinham força na política nacional: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, e Pernambuco. A seguir, mostra que o Exército e o poder Executivo também influenciavam na escolha do presidente da República durante a Primeira República.
B)Segundo o texto, o que explica a força de Minas Gerais na política nacional?
O poder de Minas Gerais devia-se a dois fatores: o fato de possuir a maior bancada do país (37 deputados) e de ser o segundo maior produtor de café do Brasil na época.
C) Você considerou os argumentos da historiadora convincentes? Justifique.
Pessoal
 

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Dialogando p. 20 – 7º ano

Lei de Carlos Magno
"A todos. Aprovamos também o que o Senhor ordenou pela lei, para que os trabalhos servis não sejam feitos aos domingos [...] que o homem não seja obrigado aos trabalhos dos campos, nem desbravar florestas, nem derrubar árvores [...] Só se permite fazer três tipos de transporte, os transportes militares ou os transportes de víveres [...] conduzir um corpo ao cemitério”.

1. Qual o conteúdo dessa lei de Carlos Magno?  

A lei proibia o trabalho no domingo, tido pela igreja como o dia do repouso.
2. Quais os únicos trabalhos que podiam ser feitos no dia considerado pela Igreja como dia de repouso? 
Os únicos trabalhos permitidos eram: transporte militar, o de alimentos e o de pessoas falecidas.
 3. O que Carlos Magno pretendia com essa lei?
  Fortalecer sua aliança com o clero, seu principal auxiliar no campo da administração e da justiça. 

 

O que é história - 15 - 6º ano

   Diz-se algumas vezes: “A história é a ciência do passado.” É [no meu modo de ver] falar errado [...]
   Há muito tempo [...] Michelet, Fustel de Coulanges nos ensinaram a reconhecer: o objeto da história é [...] Por trás dos grandes vestígios [...] da paisagem, [...] por trás dos escritos [...] e das instituições [...] são os homens que a história quer capturar. [...].
   Do caráter da história como conhecimento dos homens decorre sua posição específica [...]
     Ciência do homens, dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: “ dos homens no tempo”.
Bloch, Marc L. B. Apologia da história ou o Ofício de historiador

 1. Que ideia o autor do texto critica?
Ele critica a ideia de que a história é a ciência do passado.
2. Para o autor do texto o que é a História?
É a ciência que estuda os homens no tempo.
3. Com base neste texto e no que você aprendeu sobre o assunto, qual a importância do tempo para a História?
O tempo é categoria central para a história. Ao levar em conta o tempo em sua análise, o historiador ganha fôlego para aumentar a compreensão sobre um fato ou época.
3. Você tem conseguido usar bem o seu tempo? Tem conseguido conciliar estudo e lazer?

Quem foi afinal Antônio Raposo Tavares? - p. 37 - 8º ano

     Antônio Raposo Tavares [...] faz parte dos rol dos grandes bandeirantes e, pela visão dos colonos, foi um verdadeiro herói, responsável pelo alargamento das fronteiras, pelo controle e domínio das matas, por comandar lutas contra espanhóis, por participar da campanha contra os holandeses.
     Sob o ponto de vista indígena, dos jesuítas e de centenas de milhares de famílias, certamente está na galeria dos assassinos e dos grandes invasores, capaz de matar, saquear vilas, incendiar igrejas, separar pessoas queridas, que por ele eram tratados como mercadoria, sendo aprisionadas e maltratadas. Afinal, sua atividade era exclusivamente de apresamento de índios para negociar como escravos.
       Raposo Tavares, assim como muitos paulistas, viu nesse empreendimento a chance de sobreviver e de enriquecer [...]
    Além disso, os bandeirantes souberam usar os atritos internos entre os próprio índios, suas rivalidades, seus desejos de vinganças. Dessa forma, conseguiram aliados nativos, que foram igualmente responsáveis pelos aprisionamentos.
RAMOS, Fabio Pestana: MORAIS, Marcus Vinícius de.
Eles Foram o Brasil. São Paulo: Contexto, 2010. p. 129 e 131.
1 Na visão dos colonos que foi Antônio Raposo Tavares? Foi um herói, responsável pela expansão das fronteiras que hoje é o Brasil.
2. E na visão dos indígenas e jesuítas, que foi Antônio Raposo Tavares? Na visão de indígenas e jesuítas, ele foi um assassino, capaz de tudo para escravizar e vender pessoas.
3. Segundo o texto, os indígenas também colaboraram para que as bandeiras de caça ao índio conseguissem seu objetivo. Explique. Os bandeirantes aproveitaram da rivalidade entre os indígenas para se aliarem a um grupo em sua luta contra outro. Assim segundo o texto, os
 grupos indígenas aliados dos bandeirantes também foram responsáveis pela caça ao índio.
3. Em dupla. Avaliem, reflitam e respondam: e para vocês, quem foi Antônio Raposo Tavares?