terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atividade p. 224 – 6º ano

Retomando
1.      Observe o mapa com atenção.



a.      Qual é o tema do mapa? A divisão da Grécia em várias regiões.
b.      O que as cores aplicadas no mapa indicam? Indicam as diferentes regiões em que se pode dividir a Grécia Antiga. Rosa-escuro: Grécia Continental; rosa-claro: Grécia Insular; amarelo: Grécia Asiática.
c.      Como a geografia ajuda a explicar a história da Grécia antiga? O relevo montanhoso da Grécia favoreceu o isolamento interno e a formação de cidades independentes umas das outras. Já o seu vasto litoral, facilmente navegável, e a existência de bons portos naturais estimularam a navegação e o comércio marítimo.
2.      Leia o texto a seguir com atenção.
As cidades cretenses formaram-se em torno de palácio, que funcionavam como sede do governo e eram construídos de forma a abrigar [...] todas as atividades pelas quais o governante era responsável. Ao redor de um pátio central [...] havia depósitos para cereais, o óleo e o vinho provenientes dos tributos recolhidos – que entre outras coisas deviam constituir as reservas para ocasiões de crise – e também locais próprios para os funcionários que administravam as rendas da cidade.
Livro didático p. 224
a.      Segundo o texto, como se formavam as cidades cretenses? Elas se formaram em torno dos palácios
b.      Como era o interior dos palácios cretenses? Os palácios cretenses continham a sede do governo; depósitos para guardar os cereais, o óleo e o vinho provenientes dos impostos, e locais para os funcionários da administração trabalharem e viverem.
c.      Para quê serviam os cereais, o óleo e o vinho acumulado nos depósitos do palácio? Serviam, entre outras coisas, para serem usados nas épocas de crise.
4.  Dê o significado de:
a.      Oikos: Uma grande casa liderada por um chefe, seus familiares, dependentes, além de seus bens materiais, como terras e animais.
b.      Cidades-estados: A cidade-estado era composta de um território agrícola, um núcleo urbano e uma acrópole. Era um espaço de decisão coletiva, de festividades e de culto comum a divindade.
c.      Aplique o conceito de cidade-Estado escrevendo uma frase que contenha uma comparação entre Atenas e Esparta. A cidade-estado de Atenas adotou a democracia direta, e a de Esparta, a oligarquia.
5. Sobre a colonização grega responda:
a.      Que razões levaram os antigos gregos a fundar colônias na orla do Mediterrâneo? A falta de terras férteis,a escravização por dívidas e a procura por ferro são as razões principais.
b.      O que era uma colônia grega? Era uma cidade independente que mantinha com a cidade-mãe laços comerciais e culturais.
c.      Em quais continentes os gregos fundaram colônias?Ásia, África e Europa
d.      A Grécia não chegou a formar um país único na Antiguidade. No seu momento de maior esplendor, era composta de centenas de cidades-Estado denominadas polis. Então, se não era o governo, o que dava unidade aos gregos?
6. Imagine a seguinte situação: governantes atenienses e espartanos do século V a.C têm de decidir sobre o uso do dinheiro público.
a.      Quem tomaria essa decisão em Esparta? E em Atenas? No caso de Esparta, a decisão seria tomada pela Gerúsia (Conselho formado por 30 anciãos). No caso de Atenas, a decisão seria tomada pela Assembleia do Povo.
b.      Como era chamado o regime político de cada uma dessas cidades naquela época? O de Atenas era chamado de democracia; e o de Esparta, Oligarquia
c.      Caracterize a democracia ateniense. A democracia ateniense era direta, isto é, os cidadãos participavam diretamente da política, discutindo e votando as medidas a serem tomadas pelo governo.
8. Copie no seu caderno o quadro a seguir, completando as diferenças entre a democracia ateniense e a democracia brasileira dos dias atuais.

Democracia Ateniense
Democracia brasileira – século XXI
Direito de voto
Homens livres, maiores de 18 anos, filhos de pais atenienses
Todos os brasileiros entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos.
Tipo de democracia
Democracia direta
Democracia representativa
Proteção da democracia
Ostracismo
Impeachment

9. Sobre as guerras ocorridas na Grécia responda:
a.      Qual foi o principal motivo das guerras greco-pérsicas? O interesse dos persas liderados por Dario I nas riquezas das cidades gregas como Esparta, Atenas e Tebas; os persas atacaram as colônias gregas da Ásia Menor e, depois, em 490 a.C, invadiram a Grécia continental.
b.      O que foi a Confederação de Delo? Foi a união das cidades gregas sob o comando de Atenas. Delos era o nome de uma pequena ilha, sede da confederação.
c.      O que os governantes de Atenas fizeram depois de vencer os persas? Eles passaram a dominar as demais cidades-estados, cobrando tributos que foram utilizados para o desenvolvimento de Atenas.
d.      O que foi a Guerra do Peloponeso? A Guerra do Peloponeso foi um conflito de gregos contra gregos; a Confederação de Delos, liderada por Atenas, contra a Liga do Peloponeso, comandada por Esparta.
e.      Quais foram as principais consequências dessas guerras? As principais consequências foram o enfraquecimento e empobrecimento das cidade gregas que, por isso, acabaram conquistada por Felipe II da macedônia


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