terça-feira, 20 de junho de 2017

Atividades p. 150 – 6º ano

1. Leia o texto com atenção e, com base nele, responda ao que se pede.
Oração ao Nilo


[...]
Salve, tu Nilo!
Que te manifestas nesta terra
E vens dar vida ao Egito!
Misteriosa é a tua saída das trevas
Neste dia em que é celebrada!
Ao irrigar os prados criados por Rá,
Tu – inesgotável – que dás de
Beber à Terra!
Senhor dos peixes, durante a inundação,
Nenhum pássaro pousa nas colheitas.
Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,
Garantindo a prosperidade aos templos.
Para-se a tua tarefa e o teu trabalho,
Tudo o que existe cai em inquietação.




LIVROS Sagrados e literatura primitiva oriental.
Tomo II. In: Coletânea de documentos históricos para o 1º grau.
São Paulo: CENP Secretaria Estadual de Educação, 1985. p. 51
a) Quais as atividades econômicas citadas nesse texto dos antigos do antigo Egito? A criação de gado (pecuária), pesca e agricultura.
b) Qual a importância do Rio Nilo para a população do antigo Egito? As águas do Rio Nilo eram aproveitadas pelos egípcios para o consumo próprio, para irrigar os campos e na criação do gado. Além disso, a existência do Nilo servia à pesca e à navegação.
c) Os versos desse poema confirma ou negam a ideia de que o “Egito é um presente do Nilo”? Justifique. Confirmam., o Nilo é exaltado em vários trechos do poema, exemplo: Salve, tu Nilo! / Que te manifestas nesta terra / E vens dar vida ao Egito!

2 Desenhe no caderno uma pirâmide social e responda

a) Quem tinha o maior poder e prestígio na sociedade egípcia? Por que:  O Faraó tinha o maior poder e prestígio na sociedade egípcia. Para os egípcios, o faraó era mais do que um ser de origem divina: ele era o próprio Deus.
b) Qual grupo constituía a maior parte da população egípcia? Quais trabalho eram realizados por essas pessoas? Os camponeses constituíam a maior parte da população no Egito antigo. Os felás, como eram chamados, realizavam todos os tipos de trabalho agrícola e também trabalhavam nas grandes obras públicas, como abertura e limpeza de canais, construção de estadas e transporte de pedras utilizadas na construção de edifícios.
c) Os escribas faziam parte de qual grupo social? Que funções eles exerciam? Os escribas integravam o grupo dos altos funcionários do estado. Eles tinham conhecimento de cálculo, leitura escrita e controlavam toda a vida econômica do Egito: contabilizavam as áreas cultivadas, os rebanhos, o volume das colheitas, os impostos arrecadados etc.
d) na sociedade egípcia, uma pessoa que estivesse na base da pirâmide poderia alcançar o tipo dela? Justifique. Não; as pessoas nasciam e morriam na mesma condição social. A mobilidade social na Antiguidade era praticamente inexistente.
e) observe esta pintura egípcia e responda.
·        Qual era a profissão das personagens representados? Eles eram artesãos.
·        Como você chegou a esta conclusão? Na primeira tira, vê-se um artesão fazendo um balde; na segunda tira, os artesão estão fazendo um grande vaso e na terceira estão fazendo um colar, além de outros objetos.


Um comentário:

  1. obrigado ajudou muito.
    mas poderia postar a pagina 177 e 178 inteira fazendo um grande favor

    ResponderExcluir