domingo, 28 de maio de 2017

Atividades p. 171 – 7º ano

1. Monte uma ficha sobre a Reforma Protestante segundo o roteiro:
Reforma protestante
Razoes da Reforma
Insatisfação de reis e de príncipes; Descontentamento da burguesia; Abuso de membros do clero; Falta de preparo e instrução dos padres; Comércio de artigos religiosos (Simonia); Venda de indulgências;
Primeiros reformadores
John Wyclife
John Huss
Atos de Lutero que deu início à Reforma protestante
Lutero pregou na porta da sua paróquia as 95 teses

2. Leia com atenção as teses de Martinho Lutero e responda:
Tese 75. A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes a ponto de poderem absolver um homem ~...] é loucura.
Tese 86. Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos crassos [romanos ricos], não constrói com seu próprio dinheiro ao menos a basílica de são Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?
Livro didático p. 171
a) essas teses de Lutero contêm duas críticas às autoridades da Igreja; quais são elas? Ele critica a venda de indulgências e o papa que, embora fosse muito rico, usava o dinheiro dos fiéis para construir igrejas.
b) Nos dias de hoje, a prática de construir igrejas com dinheiro dos fiéis continua sendo adotada? Si. As igrejas neopentecostais têm adotado essa prática, erguendo templos em vários cantos do país rapidamente

5. Leia o texto a seguir com atenção.
Por decreto de deus, para manifestação de sua glória, alguns homens e anjos são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.
Aqueles do gênero humano que estão à vida foram escolhidos para a glória com Cristo por Deus, antes de efetuada a criação do mundo [...] por manifestação de sua livre graça e amor, sem qualquer previsão de fé ou boas obras [...] ou qualquer outra coisa [...] que o levasse a isso, e tudo para louvor de sua glória e graça.
Foi do agrado de deus [...] de Sua própria vontade [...] para a glória de Seu soberano poder as suas criaturas, dispensar o resto da humanidade, condená-la à desonra e à ira por seu pecado, para louvor de Sua gloria justiça.
Confissão de Westminster
Livro didático p. 172
a) Qual dos reformadores terá escrito esse texto? Justifique. Este texto foi escrito por João Calvino, reformador que acreditava na predestinação absoluta; ou seja, que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino.
b) para o autor do texto, a salvação de uma pessoa deve-se á sua fé, às boas obras ou a nem uma e nem outra? Justifique. Para o autor do texto, nem a fé nem as boas ações salvam uma pessoa; por decreto de Deus, “ alguns homens e anjos são predestinado à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna”
C) Há diferença entre Lutero e Calvino no tocante à salvação do ser humano? Em caso afirmativo, qual? Sim. Para Lutero só a fé salva; já Calvino acreditava que as pessoas já nascem predestinadas à salvação ou a condenação eterna.

6. Sobre o Ato de Supremacia aprovado na Inglaterra em 1534, responda:
a) Quem o aprovou? O parlamento inglês em comum com o rei Henrique VIII.
b) qual é o seu conteúdo? Declarava o rei novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada de Igreja Anglicana.

c) O que foi decidido com base nesse Ato? Henrique VIII confiscou as terras e mosteiros da Igreja católica e os vendeu ou presenteou aos nobres e burgueses que o apoiaram, e, com isso aumentou o seu poder político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário