domingo, 28 de maio de 2017

Atividades p. 154 – 7º ano

1 Monte uma ficha sobre o Renascimento seguindo o roteiro.
Renascimento
Em que contexto surgiu
Expansão do comércio, ascensão da burguesia e fortalecimento do poder dos reis.
O que foi
Foi um movimento cultural iniciado nas cidades do norte da Itália no século XIV, que se propagou pela Europa nos século seguintes.
Principais características
Valorização do passado Greco-romano; antropocentrismo ( o homem como medida de todas as coisa); individualismo; (valorização da arte e do talento de cada um e uma nova visão do tempo ) o tempo pertence ao homem e este deve usá-lo em beneficio próprio).

2. Com base nas fontes 1 e 2, responda:
Fonte 1
Fonte 2
               Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vários na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.
Trecho da obra Hamlet, de William Shakespeare.
a) quem são os personagens representados na fonte 1? As personagens são Deus e Adão.
b) Como os personagens da fonte 1 estão representados? Deus é representado por um homem vigoroso de cabelo branco. Adão é mostrado como um jovem de corpo musculoso e belo. Em seus olhos podemos perceber cumplicidade, como a que se vê na relação entre pai e filho; a expressão da criatura é de encantamento, a do Criador, de determinação.
c) Qual característica do Renascimento se pode perceber na fonte 2? O antropocentrismo; ou seja, o homem no centro das atenções e como medida de todas as coisas.
d) A fonte 1 confirma ou nega a fonte 2? A fonte (1) confirma o texto apresentado na fonte 2. O texto de Shakespeare e a pintura de Michelangelo são uma exaltação/glorificação do ser humano; basta ver que nela Deus e o homem são representado com forma e proporções idênticas.

5. Ainda sobre o Renascimento:
a) quem financiava os artistas e estudiosos do Renascimento? Homens ricos – comerciantes, banqueiros, príncipes, papas – conhecidos como mecenas.
b) Com que objetivos eles financiavam os artistas e estudiosos? Para conseguir prestígio e projeção social.
d) Cite três pintores do Renascimento italiano. E produza um pequeno texto ilustrado sobre a obra de um deles. Leonardo da Vini; Rafael de Sanzio e Michelangelo Buonarroti


3 comentários: