quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atividades p. 128– 8º ano

2. Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:
“Devemos formular três perguntas:  –  o que é o Terceiro Estado? Tudo. – O que ele  tem sido em nosso sistema político? Nada. – o que pede ele? Ser alguma coisa.”
Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.
O Terceiro Estado era o estamento que pagava a maioria dos impostos, sendo, portanto, responsável por sustentar a nobreza e o clero. Porém, não havia participação política do terceiro Estado.reivindicavam participação nas decisões políticas, deixando de ser nada, para ser “alguma coisa

Leia o texto a seguir com atenção.
               No dia 5, cedo, as mulheres, como sempre nas segundas-feiras, vão ao mercado. Não tem pão. Dirigem-se ao hotel de Ville, sede da Prefeitura, para exigir do prefeito Bailly alimentos para a população [...].
Bailly não estava na Prefeitura. [...] elas decidem ir a Versalhes, trazer o rei a Paris. [...]. uma verdadeira “procissão”, armada de faca, bastões, rifles, mosquetes e dois canhões, segue rumo ao palácio real.
[...]
Esse movimento popular, denominado Jornada de Outubro, sob a liderança das mulheres, foi vitorioso. [...]
Essas mulheres [...] trouxeram a família real para Paris a fim de assegurar o fornecimento de pão. O significado político dessa jornada é bem claro: o rei e os deputados estarão agora sob o controle das multidões de Paris.
Livro didático p. 128
a) Por que as mulheres decidiram ir a Versalhes em 1789? Elas decidiram ir a Versalhes para trazer o rei a Paris e, assim, garantir o abastecimento da cidade, onde vinha faltando inclusive, pão. Versalhes fica a 22KM do centro de Paris
b) Identifique e transcreva o trecho que descreve ainda da mulheres a Versalhes. “uma verdadeira “procissão”, armada de faca, bastões, rifles, mosquetes e dois canhões, segue rumo ao palácio real.”
c) As mulheres conseguiram seu objetivo? Sim, esse movimento popular, liderado por mulheres, foi vitorioso, como afirma o texto: Essas mulheres [...] trouxeram a família real para Paris a fim de assegurar o fornecimento de pão.
d) Esse episódio pode ser considerado uma prova de que participação das mulheres na Revolução Francesa foi decisiva? Justifique. Sim, essa e outras iniciativas das mulheres colaboraram para a Revolução, que derrubou a monarquia absolutista na França, contestou os privilégios da nobreza e do clero e instituiu a igualdade de todos perante a lei.

5. a partir do assassinato de Marat o governo de Robespierre intensificou a repressão, suprimiu o interrogatório e o direito de defesa; as “provas morais” eram suficientes para condenar um cidadão à morte na guilhotina.
a) como esse período ficou conhecido na história? Ficou conhecido como Terror (1793-1794)
b) qual a consequência política das condenações sumárias à morte na guilhotina para o governo de Robespierre? O governo de Robespierre foi perdendo apoio popular, inclusive entre seus antigos aliados como Danton.
c) Em Duplas: o governo de Robespierre negava ao acusado o direito de defesa; essa prática pode ser considerada contrária aos princípio da revolução Francesa? Sim, pois fere frontalmente o artigo 7º da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o qual diz: “Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela Lei e de acordo com as formas por esta prescrita. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser castigados. [...]”


Um comentário:

  1. Melhor professora de história que já tive , da sua ex aluna Rafaela Maria ! Saudades

    ResponderExcluir