segunda-feira, 29 de maio de 2017

Atividades p. 113 – 8º ano

 8. o quadro a seguir resume as tensões entre a metrópole inglesa e as Treze Colônias da América do Norte. Complete-o no caderno.
Lei
O que determinava
Reação dos colonos
Lei do Açúcar
Aumentava os impostos que os colonos deveriam pagar sobre o melaço, o vinho, o café, a seda e o linho em seus portos.
Obrigava os colonos a comprar o melaço das Antilhas inglesas.
Organizaram vários protestos, mas não foram ouvidos
Leis intoleráveis
Fechamento do porto de Boston até que os colonos pagassem os prejuízos causados.
Ocupação de Massachusetts.
Julgamento dos colonos rebelados
Primeiro Congresso Continental da Filadélfia.
Batalha de Lexington – 1775
1ª Guerra pela Independência.
Lei do Chá
A Inglaterra entregou à Companhia das Índias Orientais, sediada em Londres, o controle sobre a venda do chá para as Treze Colônias.
Disfarçados de índios mahawks, cerca de 150 colonos invadiram três navios ingleses no porto de Boston e atiraram o chá ao mar.
Lei do Selo
Todos os jornais, cartazes, cartas e certidões que circulavam nas Treze Colônias deveriam receber um selo comprado do governo inglês
Invadiram as agências postais, queimaram maços de selos e iniciaram uma campanha com o lema: “ Sem representação não pode haver tributação.

Leitura e escrita em História
Leitura de imagem

A fotografia mostra o Monte Rushmore, um dos monumentos mais famosos dos Estados Unidos. Observe-a com atenção.
a. Você sabe o nome dos personagens esculpidos na rocha? Sabe por que foram homenageados? Da esquerda para a direita, vêem-se os rostos de quatro presidentes estadunidenses: George Washington ( 1789-1797), Thomas Jefferson (1801-1809), Theodore Roosevelt (1901-1909), e Abrahan Lincoln (1861-1865). Eles foram homenageados por serem considerados pela história oficial os “pais da Nação”, os fundadores dos Estados Unidos.
b. As esculturas que coce vê na fotografia são enormes: cada rosto tem 18 metros de altura. O que isto pode significar? O tamanho colossal da esculturas é um indício da importância desses personagens para os governantes estadunidenses da época. A obra começo a ser construída em 1925, depois de aprovado pelo Congresso estadunidense, e foi concluída em 1941; foi, portanto após uma obra demorada e que exigiu grande investimento. O nome do monumento foi dado em 1885, após uma expedição de prospecção liderada por Charles E. Rushmore, um advogado de Nova Yorque
c.A área onde está hoje o Monte Rushhmore pertencia aos índios Lakota que a consideravam sagrada e a chamavam de “ Seis Avôs”. Levante uma hipótese: o que possibilitou ao governo estadunidense erguer o monumento justamente nesta área? O que possibilitou ao governo estadunidenses o erguimento do Monte Rushmore foi o uso da força. Em 1868, o governo havia assinado um acordo reconhecendo a área onde está o monumento como terra indígena.
d. O que terá levado o artista a incluir um indígena nesta foto do Monte Rushomre? A inclusão dos indígena certamente foi proposital e buscou fazer-nos lembrar de que aquela área pertencia aos indígenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário