domingo, 21 de maio de 2017

Atividade p. 57 – 7º ano

1. Observe o mapa




a.      Localize a Península Arábica em relação ao Iraque e aos mares que banham a península. A Península situa-se a sudeste do Iraque e é banhada pelo Mar Vermelho. (oeste), o Golfo Pérsico (leste) E O Mara Arábico 9Sul)
b.      Indique os países que hoje ocupam o território da Península Arábica. Arábia Saudita; Iêmen; Omã; Emirados Árabes Unidos; catar; Bahrein; Kuait; e Jordânia.



2. Observe as imagens e responda:
a.      Quem são os personagens representados na foto da esquerda? São os beduínos.
b.      Como eles vivem? Os beduínos são grupos nômades que habitam o deserto e sobrevivem da criação de animais, raízes e frutas secas.
c.       O que vê na foto da direita? Que tipo de benefício isto traz à população? Vê-se um oásis, local onde a existência de uma fonte de água permite o florescimento de espécies vegetais, ou seja, a prática da agricultura.

3. Leia a seguinte reportagem e responda.
Por que Meca é tão importante para o islamismo?

Porque ali fica o santuário de Ka’Bah, construído no segundo milênio antes de Cristo. Segundo a tradição islamita, Ka’bah é o único local na Terra que as forças celestes teriam tocado. Situado na Arábia Saudita, a cidade já era ponto de parada de caravanas e centro comercial antes de Maomé. Mas os maometanos, também chamados de muçulmanos, [...] a converteram em sua capital. De acordo com os preceitos religiosos, todo fiel tem o dever de visitá-la ao menos uma vez antes de morrer. Além disso, onde quer que estejam tem que rezar cinco vezes ao dias voltado para lá. “ e a oração do meio-dia de sexta-feira precisa ser feita em uma mesquita, que sempre é construída em sua direção”, [...]
Livro didático p. 58
a.      Como se chama o santuário de Meca? Ele já existia antes de Maomé? Se chama Ka’Hah ou Caaba, sim já existia muitos antes do nascimento de Maomé, funcionando como importante centro comercial.
b.      Qual a importância desse santuário para os muçulmanos? Para os muçulmanos, a caaba é o único ponto da Terra tocado diretamente por forças divinas, além de ser o local de nascimento e sepultamento do profeta Maomé, fundador do islamismo.
c.       Em que país atual a cidade de Meca está localizada? Arábia saudita
d.      Qual é a obrigação de todo muçulmano no que diz respeito a Meca? Todo muçulmano deve visitá-la ao menos uma vez na vida. As cinco orações diárias devem ser feitas na direção da cidade de Meca.

4. O Ano 1 do calendário Cristão é o do nascimento de Cristo.
a.      Qual é o ano 1 para os muçulmanos? O ano 1 para os muçulmanos é622 da era  cristã, quando ocorreu a Hégira, a mudança de Maomé de Meca para Yatreb.

b.      O ano de 2016 da era cristã corresponde a que ano islâmico? Corresponde ao ano de 1394

Um comentário: