domingo, 21 de maio de 2017

Atividade p. 101 – 6º ano

2. Vimos que no modo de vida de construir moradias, de pintar, e enfeitar o corpo, os indígenas são diferentes entre si. Se, por um lado, há diferenças, por outro há também semelhanças. Quais são elas?
A terra para os indígenas é de quem trabalha nela. A divisão do trabalho é feita por sexo e idade. Todo indígena tem acesso ao conhecimento acumulado por seu povo.

3. Vimos que nas sociedades indígenas algumas tarefas são feitas pelos homens e outras pelas mulheres. No caderno, monte um quadro; na coluna da esquerda, liste as tarefas feitas pelas mulheres e, na da direita, as tarefas feitas pelos homens.
Tarefas femininas
Tarefas masculinas
Plantar, acompanhar o crescimento da lavoura e colher.
Coletar frutos.
Transportar produtos.
Produzir farinha.
Tecer redes, fazer cestos vasos e objetos usados em rituais e festas.
Preparar alimentos e cuidar das crianças
Derrubar a mata e preparar a terra par o plantio.
Construir armas de guerra, canoas e moradias.
Cuidar da segurança do grupo
Caçar e pescar


6. o texto a seguir é uma reportagem sobre o ritual de passagem da infância para a vida adulta praticada pelos indígenas sateré-mawés, que habitam no interior do Amazonas.

Ritual da tucandeira permanece vivo no interior do Amazonas
[...]
               O ritual consiste em vestir uma luva cheia de formiga tucandeira e resistir por ao menos 15 minutos. A cerimônia é considerada pelos indígenas como um ato de força, coragem e resistência à dor. Além da representatividade da bravura masculina, o ritual também simboliza uma proteção par o corpo. Segundo a crença dos sateré-mawés, a ferroada da formiga tucandeira funciona como uma espécie de vacina.
               Durante o ritual, o jovem indígena deve  se deixar ferrar no mínimo 20 vezes. [...]
               No dia da cerimônia, pela manhã, as tucandeiras são colocadas em uma bacia com tintura de folha de cajueiro, que tem efeito anestesiante. Quando estão “adormecidas”, as formigas são postas na luva, com a cabeça para fora e o ferrão para dentro [...]. depois para voltarem a ficar agitadas, elas recebem uma baforada de tabaco. È quando ficam prontas para atacar
PORTAL Amazonas.com.
a.      O que é o ritual da tucandeira? É um ritual de passagem da infância para a adolescência praticada pelos indígenas sataré-mawés. Os meninos devem enfiar as mãos numa luva cheia de formiga e suportar no mínimo de 20 ferroadas.
b.      Qual é o significado desse ritual para os sataré-mawés? Os meninos que conseguem suportar as ferroadas das formigas são consideras fortes corajosos e resistentes à dor.
c.      Em nossa sociedade existe alguma cerimônia que marca a passagem da infância para a vida adulta? Sim. A festa de 15 anos realizadas para meninas, por exemplo.

d.      Em duplas. Reflita e opine sobre o ritual da tucandeira. Não há cultura superior à outra. O ritual é um elemento da cultura dos sataré-mawés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário