domingo, 12 de março de 2017

Para Refletir p. 40 – 7º ano

A mulher na sociedade medieval
               O texto a seguir foi escrito por um medievalista brasileiro. Leia-o com atenção.
               A sociedade medieval, [...] foi [...] misógina, isto é nutriu um desprezo generalizado pelas mulheres. Sociedade masculina e guerreira, designava geralmente os dois sexos, chamando-os de “o lado da espada” e “o lado da roca”. O instrumento, espada ou roca, indicava a função de quem o empregava. No lar e fora dele fiar e bordar eram atividades femininas. [...]
               Entretanto não devemos pensar na mulher medieval como um grupo compacto oprimido pelos homens. As diferenças sociais foram sempre tão fortes quanto as diferenças de sexo. Não é possível alinhar, num mesmo plano, condessas e castelãs com servas e camponesas livres, ricas burguesas com artesãs, domésticas ou escravas. A opressão muitas vezes foi exercida pelas mulheres poderosas sobre as suas dependentes. [...].
               O grupo das servas e camponesas dos domínios senhoriais foi o mais numeroso e o que menos conhecemos, [...] os documentos [...] registram a participação feminina em inúmeros serviços. Ela plantava ervilhas, feijão, pescava, batia o trigo, ordenhava as vacas, tosquiavam, os carneiros. Apenas deixava de cultivar e lavrar a terra. [...]
Livro didático História & Sociedade – 7º ano -Alfredo Boulos Júnior p. 40.
a) De que forma o autor caracteriza a sociedade medieval?
Ele a caracteriza como uma sociedade que desprezava as mulheres e era masculina e guerreira.
b) Segundo o autor, todas as mulheres medievais eram igualmente discriminadas?
Não. Segundo o autor, as diferenças sociais forma sempre tão fortes quanto as diferenças se sexo. Houve mulheres poderosas (condessas, e castelãs) que oprimiam suas dependentes, fazendo-as trabalhar à exaustão.
c) escreva com suas palavras um texto resumindo a vida de uma mulher de condição servil na Idade Média. 
PESSOAL
d) Justifique a afirmação: na idade Média, a situação das pessoas variavam de acordo com o sexo e a condição social.
A sociedade medieval considera as mulheres como seres inferiores aos homens; mas a vida de uma mulher variava também com sua condição social; as mulheres dos camponeses tinha de trabalhar para ajudar seus maridos, sendo oprimidas também pelas mulheres da nobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário