terça-feira, 28 de março de 2017

Atividades p. 41 - 7º ano

Atividades
Retomando
1. Sobre a formação do feudalismo.
a) Dê o significado dos seguintes termos: colonato, comitatus, feudalismo, suserano e vassalo.
Colonato: relação de trabalho em que o trabalhador cultivava um lote de terra do proprietário, e, como pagamento pelo uso da terra, entregava a ele uma parte da colheita.
Comitatus: Nome dado a um grupo de guerreiros unidos a um chefe militar, a quem deviam servir e honrar.
Feudalismo: sistema que se baseia na dependência e fidelidade entre a nobreza guerreira e na dominação exercida sobre os camponeses.
Suserano: aquele que doava um feudo
Vassalo: aquele que recebia o feudo.
b) Use termos da questão anterior para explicar a formação do feudalismo.
O feudalismo se formou por meio de um processo longo em que se combinaram elementos de origem romana, como o colonato, com outros de origem germânica, como o comitatus. O cristianismo também contribuiu na formação do feudalismo, pois possibilitou a ligação entre os germanos e os romanos e deu unidade à civilização medieval.

2. O texto a seguir é de um homem que viveu na Idade Média. Leia-o com atenção.
               São os camponeses que fazem viver os outros, que os alimentam e sustentam, são eles que sofrem os mais graves tormentos, a neve, a chuva, o furação. Rasgam a terra com suas mãos, com grande sacrifício e muita fome. Levam uma vida bastante rude, pobre, mendicante e miserável. Sem essa raça de homens, não sei verdadeiramente como os outros poderiam viver
 a) O que a leitura do texto permite concluir a respeito da sociedade medieval? Permite concluir que a sociedade medieval é altamente estratificada; uma sociedade em que a nobreza e o clero dependem essencialmente do trabalho dos camponeses, que levavam uma vida muito sacrificada.
b) Na sociedade medieval o clero e a nobreza detinham privilégios; em nossa sociedade também há grupos mais privilegiados que outros? Em caso afirmativo, quais seriam eles?
Pessoal

3. Defina:
a) Corveia: obrigação de trabalhar alguns dias por semana no manso senhorial, fazendo reparos, cuidando dos animais e das plantações.
Talha: Obrigação de entregar ao senhor feudal parte da produção obtida no manso servil.
Banalidade: Pagamento em produtos pela utilização de certos equipamentos do feudo
b) Use esses termos para escreve um parágrafo sobre as obrigações dos camponeses com seu senhor.
Pessoal

Vozes do Presente
Leia o texto com atenção e responda ao que se pede.
               No século 12, o papa tornou-se o homem mais poderoso do Ocidente ele tinha terra e ouro, resolvia disputas entre nobres, abençoava reis para que sua autoridade fosse reconhecida, nessa época, a igreja e a religião estavam no centro da vida. O cristianismo não era para ser lembrado só no apuro ou na missa de domingo – era uma presença constante, guiando cada ação de pessoas ou governos. O papa era coroado como um rei e sua autoridade [...] se aplicava sobre toda a Igreja.
a) de acordo com o texto, qual o papel ocupado pelo papa no século 12?  No século XII, o papa tinha riqueza, poder e prestígio: resolvia disputas entre nobres, abençoava reis; era, enfim, o homem mais poderoso do Ocidente.

b) Qual a importância da Igreja e da religião na Idade Média?  Na Idade Média, a Igreja e a religião cristã estavam presentes no dia a dia das pessoas. Deus era a medida de todas as coisas e ocupava o centro de todas as explicações.

3 comentários: