domingo, 12 de março de 2017

Atividades p. 40 – 6º ano

1. Releia o texto de Darcy Ribeiro e Ziraldo na página 28, e responda.
Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resultado do trabalho deles e de seus pensamentos. [...] Uma casa qualquer [...] é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa se pode dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas da cultura material, que se pode ver, medir pesar.
               Há, também,  para complicar, as coisas da cultura imaterial [...]. A falta. Por exemplo, que se revela quando a gente conversa, [...] é criação cultural. [...]
               Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através das gerações.
RIBEIRO, Darcy; Ziraldo (ilustrações) Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995. p. 34
A.     Segundo os autores do texto, o que é cultura? É tudo aquilo que é feito pelos seres humanos, ou resultado deles e de seus pensamentos.
B.     Escreva em seu caderno os conceitos de:
·        Cultura material:  é o conjunto de objetos produzidos pelos seres humanos de uma determinada sociedade.
·        Cultura imaterial: é tudo aquilo que é produzido pelo ser humano, mas não é palpável, ou seja, não pode ser pego como, por exemplo, o modo de fazer uma comida, uma brincadeira, uma festa, um ritual etc.

5. Leia o texto a seguir e responda ás questões.
               O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas [...], que remetem à história, à preservação, práticas [...], que se remetem à história, a memória e a identidade desse povo. A preservação do patrimônio cultural significa, principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados [...]. Trata-se de cuidar da conservação de edifícios, monumentos, objetos e obras de arte (esculturas, quadros) e de cuidar também dos usos, costumes e manifestações culturais fazem parte da vida das pessoas e que se transformam ao longo do tempo. O objeto principal da preservação do patrimônio cultural é fortalecer a noção de pertencimento de indivíduos a uma sociedade, a um grupo, ou a um lugar, contribuindo para a ampliação do exercício da cidadania. [...]
Brayner, Natália Guerra. Patrimônio cultural imaterial.
Livro didático História & Sociedade p. 43 – 6º ano
a.      De que é formado o patrimônio cultural de um povo? O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões que remetem à história, memória e identidade desse povo.
b.     De acordo com o texto, qual é o principal objetivo da preservação do patrimônio cultural de um povo?   A preservação do patrimônio cultural visa fortalecer a noção de pertencimento de indivíduos a uma sociedade, um grupo, um lugar, contribuindo assim para fortalecer e ampliar o exercícios da cidadania.
c.      Você já para pensar no patrimônio cultural de sua região? Converse com seus colegas e indique três elementos considerados patrimônio cultural da região em que você vive.
d.      Em grupo. Converse com seus colegas sobre um bem que integra o patrimônio cultural da região em que coces vivem. A seguir, elabore uma proposta para preservação e divulgação desse bem.

6. Estudamos que há sobre a Terra uma variedade de povos, culturas e calendários. Com base nisto responda.
a)      O que é um calendário? É um modo de dividir e contar o tempo.
b)      Judeus e muçulmanos utilizam diferentes eventos para marcar o início de seus calendários. Que eventos são esses? Os judeus começam a contar o tempo a partir da criação do mundo, que para eles se deus em  3760 a.C.; já os muçulmanos usam o ano de 622, ano que Maomé se mudou da cidade de Meca para Medica.
c)      O ano de 2016, no calendário cristão, corresponde a qual ano no calendário judaico? E no calendário muçulmano?  O ano de 2016, no calendário cristão, corresponde ao ano de 5776 no calendário judaico e ao ano de 1394 no calendário muçulmano.

7. Sobre o calendário cristão, responda:
a)     Qual evento é usado para dar início à contagem do tempo? Nascimento de Cristo
b)      Como registramos os fatos ocorridos antes de Cristo? E os ocorridos depois de Cristo? Usamos a sigla a.C para os acontecimentos ocorridos antes de Cristo e a sigla d.C para aqueles ocorridos depois de Cristo
c)      A que século pertence o ano que estamos? Século XXI
d)      A que séculos pertencem os seguintes anos:
·        2016:       XXI
·        1453:       XV
·        476:          V
·        27ª.C:       I a.C
·        504 a.C.   VI a.C
·        1347:        XIV
·        1789:        XVIII
·        1914:        XX
E.      Organize as datas do item anterior em ordem cronológica.
507 a.C –  27ª.C  – 476 – 1347 – 1453 – 1789 – 1914 – 2016

8. para situar os fatos históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e simultaneidade, usamos, décadas, séculos e milênios etc. retome as explicações sobre as formas de contar e dividir o tempo e responda:
a)      Há quantos anos se deu o nascimento de Cristo?  2017
b)      Há quantas décadas se deus esse fato? 201
c)      Há quantos séculos? 20

d)      Há quantos milênios? 2

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