domingo, 5 de fevereiro de 2017

Quem foi afinal Antônio Raposo Tavares? - p. 37 - 8º ano

     Antônio Raposo Tavares [...] faz parte dos rol dos grandes bandeirantes e, pela visão dos colonos, foi um verdadeiro herói, responsável pelo alargamento das fronteiras, pelo controle e domínio das matas, por comandar lutas contra espanhóis, por participar da campanha contra os holandeses.
     Sob o ponto de vista indígena, dos jesuítas e de centenas de milhares de famílias, certamente está na galeria dos assassinos e dos grandes invasores, capaz de matar, saquear vilas, incendiar igrejas, separar pessoas queridas, que por ele eram tratados como mercadoria, sendo aprisionadas e maltratadas. Afinal, sua atividade era exclusivamente de apresamento de índios para negociar como escravos.
       Raposo Tavares, assim como muitos paulistas, viu nesse empreendimento a chance de sobreviver e de enriquecer [...]
    Além disso, os bandeirantes souberam usar os atritos internos entre os próprio índios, suas rivalidades, seus desejos de vinganças. Dessa forma, conseguiram aliados nativos, que foram igualmente responsáveis pelos aprisionamentos.
RAMOS, Fabio Pestana: MORAIS, Marcus Vinícius de.
Eles Foram o Brasil. São Paulo: Contexto, 2010. p. 129 e 131.
1 Na visão dos colonos que foi Antônio Raposo Tavares? Foi um herói, responsável pela expansão das fronteiras que hoje é o Brasil.
2. E na visão dos indígenas e jesuítas, que foi Antônio Raposo Tavares? Na visão de indígenas e jesuítas, ele foi um assassino, capaz de tudo para escravizar e vender pessoas.
3. Segundo o texto, os indígenas também colaboraram para que as bandeiras de caça ao índio conseguissem seu objetivo. Explique. Os bandeirantes aproveitaram da rivalidade entre os indígenas para se aliarem a um grupo em sua luta contra outro. Assim segundo o texto, os
 grupos indígenas aliados dos bandeirantes também foram responsáveis pela caça ao índio.
3. Em dupla. Avaliem, reflitam e respondam: e para vocês, quem foi Antônio Raposo Tavares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário