domingo, 19 de fevereiro de 2017

Para refletir 6º ano – p. 21
Manifestação de crianças
 Centenas de crianças participaram junto com pais, tios e avós de sua primeira manifestação neste domingo (23), no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Com a ajuda dos adultos encheram cartazes de tinta, desenhos e pedidos de um país melhor no futuro e, em vez de palavras de ordem, cantaram cantigas de roda. [...]
“ A gente quer que nossos filhos vivam num país melhor. Por isso, fomos construindo coletivamente esse movimento, com outros pais, pelas redes sociais. [...]”, disse marina [...]
               Já alfabetizada, Dora Dorigo, de 6 anos, pintava um coração de vermelho, num cartaz de próprio punho onde pedia mais paz e amor. A mãe de Dora, a designer Lícia Rubinstein, elogiou o ato infantil.
“É importante que ela comece descobrir formas de manifestar seus sentimentos, seus desejos. Brincando, ela vai aprendendo e absorvendo esses ensinamentos”, disse Lícia. [...]
O objetivo do movimento era pedir democracia, qualidade e segurança nos serviços de transporte e dizer não à violência policial.
Livro didático: História Sociedade & Cidadania 6º ano
3ª edição p. 20 – Editora FTD

a)  O que o texto conta? Ele conta sobre uma manifestação promovida por crianças e adultos.
B) Como os manifestantes organizaram o movimento? Eles organizaram o movimento pelas sociais.
c) O que os manifestantes exigiam? Democracia, melhoria nos transportes e fim da violência policial
d) Pode-se dizer que os manifestantes (mulheres, homens e crianças) fizeram história? Sim, pois eles saíram às ruas para lutar por direitos.

e) O sujeito histórico pode ser individual ou coletivo. Você seria capaz de dar um exemplo de sujeito histórico individual e um sujeito histórico coletivo? Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário