domingo, 19 de fevereiro de 2017

Atividades p. 25 – 7º ano

Retomando
1. Durante a crise do Império Romano ocorreu um processo de ruralização. P que foi esse processo e por que ele ocorreu?
Foi uma migração maciça das cidades para o campo. As pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido à inflação (alta generalizada dos preços). Além disso, os germanos vinham atacando e saqueando o Império, ocasionando a destruição de suas cidades

3. Sobre o reino Franco:
a. Onde os francos se estabeleceram?
Na Gália, área que compreende parte das atuais França, Bélgica, Alemanha e Polônia.
b. Qual a importância do rei Clóvis?
O rei Clóvis unificou os vários grupos francos, aliou-se a Igreja Católica e impulsionou a expansão militar dos francos
 c. Observe a imagem com atenção e responda: Quem pode estar batizando o rei Clóvis?
O papa, a mais alta autoridade da Igreja Católica.
d. O que o batismo de Clóvis significou?
Significou a aliança dele com a Igreja Católica.

https://www.infopedia.pt/$cristianizacao-dos-francos 



5. Qual era o papel dos monges copistas? Por que ganharam destaque no tempo de Carlos Magno?
Aos monges copistas cabia a tarefa de copiar textos antigos, entre os clássicos da literatura Greco-roma. Graças àqueles monges, então, preciosas obras da Antiguidade chegaram até nós.

Vozes do passado
50 deveres de Carlos magno e do papa (796)
[...] desejo estabelecer com Vossa Santidade um pacto inviolável de fé e caridade [...] O nosso dever é, com o auxilio da divina piedade, defender por toda a parte com as armas a Santa igreja de Cristo, tanto das incursões dos pagãos como das devastações dos infiéis [...]. É vosso dever, Santíssimo Padre, levantar as mãos para deus, como Moisés, para auxiliar o nosso exército de maneira que [...] o povo cristão obtenha para sempre a vitória sobre os inimigos do seu santo nome.
Livro didático: História Sociedade & Cidadania.
3ª edição p. 27 – editora FTD
a. Quem é o autor do texto e que lugar ele ocupava na sociedade da época? O Texto é assinado por Carlos magno que, na época era imperador de um vasto império.
b. Quando e por que Carlos Magno assinou esse pacto com o papa? Assinou-o em 796, com a intenção de solidificar sua aliança com o Papa.
c. Resuma o conteúdo do texto usando suas palavras. O texto trata dos deveres de Carlos Magno com o Papa, e deste com ele. De modo simplificado pode-se dizer que o de Carlos Magno e de seus guerreiros era defender, por maio das armas, a Igreja e os valores cristãos; já o dever do Papa era o de orar pelo sucesso do exército de Carlos Magno.

d. Qual a importância da aliança entre Carlos Magno e o papa na formação do Império carolíngio? A Aliança com a Igreja católica foi decisiva na ampliação do Império carolíngio, pois motivou e conferiu legitimidade à luta que Carlos Magno e seus guerreiros vinham desenvolvendo para conquistar terras e almas para o cristianismo.

Um comentário:

  1. O que significou a aliança os francos e o papado para a dinastia carolingia e para a igrja católica?

    ResponderExcluir