domingo, 22 de março de 2015

Os Saltimbancos - Personagem p. 77 – 7º ano



            “Em geral, imaginamos a Idade Média como uma época sem diversão. A violência gerada pelas guerras e pelas invasões, a fortificação dos castelos, a existência de uma cavalaria sempre armada e a presença marcante da religião contribuem para reforçar essa visão. No entanto não era bem assim.
            Por volta do século XII, era comum encontrar nas cidades grupos de artistas ambulantes, os chamados saltimbancos. Os artistas, de carroça, se deslocavam de cidade em cidades carregando cenários, fantasias e histórias para alegrar os habitantes dos diferentes lugares por onde passavam.
            Os saltimbancos realizavam diferentes apresentações ao ar livre e para qualquer platéia. Além de atores, havia acrobatas, equilibristas, ilusionistas, mímicos, entre outros. Foram esses artistas que deram origem ao que conhecemos hoje como circo.
            A igreja tratava os saltimbancos como marginais e muitas vezes proibia suas apresentações. Para escapar das preseguições e não revelar suas verdadeiras identidades, os artistas geralmente utilizavam máscaras.
            No século XV, quando houve um movimento de valorização das artes em geral, esses artistas conquistaram um certo respeito social. Surgiram, então, casas de espetáculos e a platéia assistia em u local próprio.
Livro Projeto Araribá p. 77 3ª edição
1.     Quem eram os saltimbancos e quais eram sua atividades? Os saltimbancos medievais eram artistas de teatro ambulantes ( ou mambembes) que carregavam em suas carroças cenários, fantasias e histórias para divertir as pessoas dos diversos locais por onde passavam representando muitas vezes tragédias e comédias gregas.
2.     Por que o circo pode ser pensado como originário dos saltimbancos?  Além da própria ideia de ser itinerante – como são os circos –, dentre os atores saltimbancos também havia acrobatas, ilusionistas, equilibristas, entre outros personagens comuns nos circos atualmente.
3.     Qual era o problema existente entre os saltimbancos e a Igreja naquele período? Os artistas de hoje enfrentam problema semelhante com as Igrejas ou com outras instituições? Explique.  A igreja na Idade Média tratava os saltimbancos como marginais. Isto porque os temas dos espetáculos eram laicos, ou seja, estavam desvinculados dos ensinamentos cristãos, tão difundidos durante o período medieval.

Um comentário:

  1. Poderíamos utilizar o termo figurino, ao invés de fantasia - uma vez que, nas artes cênicas, os artistas usam das roupas dos personagens e não uma caracterização social. O termo correto é figurino.

    ResponderExcluir