domingo, 29 de março de 2015

Atividades p. 42 – 8º ano



1.      Defina os termos a seguir
a.      Casas de fundição: locais onde o ouro era transformado em barras e onde se recolhia a parte que cabia à Coroa portuguesa.
b.      Datas: lotes nos qauis eram divididas às minas de ouro descobertas pelos mineradores.
c.      Faiscação: pequenas lavras de ouro.
d.      Quinto: principal imposto cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro extraído no Brasil, que correspondia a 20% de todo o metal encontrado pelos mineradores.
e.      Derrama: Obrigação dos minérios de completar com recursos individuais a cota de ouro anual (100 arrobas) estabelecida pela Coroa.
f.       Sistema de capitação: imposto que estabelecia a cobrança de 17 gramas de ouro por escravo.
2.      Em seu caderno, copie o quadro a seguir com informações sobre a exploração de diamantes na América portuguesa.
Exploração de diamantes
Quando e onde foram encontrados
Os diamantes foram encontrados na região do Arraial do Tejuco, atual Diamantina, no início do século XVIII.
Forma de controle exercidas sobre a atividade
Criação do Distrito Diamantino (1734), isolando a região do restante da colônia, e cessão do direito de exploração dos diamantes somente aos contratadores, funcionários reais.
Mudanças ocorridas após 1771
Estabeleceu-se que a exploração seria feita diretamente pela Coroa por meio da criação da Real Fazenda. No início do século XIX, com a decadência da produção, a administração portuguesa foi, aos poucos, liberando a garimpagem em algumas áreas. O Distrito Diamantino dói dissolvido em 1882.
Aplicar
3.      Leia o texto a seguir e responda às questões.
“Nessa sociedade, onde tudo se comprava com o dinheiro, poucas moedas circulavam. Em compensação, o ouro em pó {...} circulava com muita intensidade, mesmo após a instalação das primeiras casas de fundição em 1719. A monetização fazia parte da rotina dos moradores.
Não é à toa que o comércio de todo tipo fez-se presente [...]. negociava-se tudo; escravos, animais, gêneros alimentícios, bebidas, tecidos, ferramentas, medicamentos. Adornos e objetos das mais diferentes espécie, produzidos na região ou trazidos de fora. [...]Negras, com seus tabuleiros de quitandas, enchiam as vias urbanas[...].
Comparas a crédito e pagamentos parcelados, assim como dívidas corriqueira, provenientes de pequenas negociações, e anotadas em livros específicos, eram operações realizadas com freqüência e sem muita parcimônia. [...[
Um outro procedimento recorrente naquela sociedade monetizada foi o penhor de bens, principalmente de artefatos de metais e pedras preciosas. O negócio acabava sendo a salvação de endividados e parece ter rendido bons lucros para os credores. Dos 357 testadores investigados, 38 (10,64%) encontravam-se envolvidos nessa atividade, incluindo os proprietários que penhoram seus escravos.”
Livro didático Projeto Araribá – 3ª edição p. 42
a.      Pode-se afirmar, segundo o texto, que o comércio na região das minas era pouco ativo? Explique. Não, pelo contrário, o texto apresenta o comércio como uma atividade muito dinâmica na região das minas, onde se negociava de tudo, desde escravos, gêneros alimentícios e ferramentas, até artigos vindo de fora.
b.      A abundância de ouro possibilitou a monetização da sociedade mineira? Justifique. Sim. Como havia  ouro em grande quantidade, o ouro em pó, extraído do leito dos rios, tornou-se moeda de troca para aquela sociedade, ou seja, passou a ser usado como dinheiro.
c.      Que outras práticas adotadas no comércio do Brasil atual também se tornaram comuns na região? Quais teriam sido as vantagens e as desvantagens desse tipo de negociação? A venda a crédito e o pagamento em parcelas. As vantagens existem para o comerciante e para o cliente. A venda a crédito permite ao comerciante atrair uma parcela maior de fregueses e, se a negociação prevê a cobrança de juros, ele pode compensar as perdas causadas pela inflação. Para o cliente, principalmente aquele que não tem dinheiro para pagar a vista, a venda a crédito possibilita que ele adquira mercadorias e vá quitando sua dívida aos poucos. A desvantagem principal é o risco que corre o comerciante de não receber pela mercadoria vendida.
d.      De acordo com o autor, muitas pessoa endividadas em Minas Gerais penhoravam seus bens. Explique para os colegas o que isso significava. Penhorar os bens significa dar esse bem, que pode ser um terreno, uma casa ou um a Jô do cumprimento de uma obrigação um empréstimo ou do cumprimento de uma obrigação assumida.

4.      A pintura as seguir foi produzida pelo artista Antônio Parreiras por volta de 1923. Com um colega, observem com atenção a imagem e responda às questões.
a.      Que personagem e acontecimento histórico foram representados nessa pintura? Como é o cenário criado pelo artista? Parece ser um cenário urbano ou um cenário rural? Por quê? A pintura de Antônio parreira representa o julgamento de Felipe dos Santos, líder da Revolta de Vila Rica (1720) que foi condenado à morte. Em primeiro plano vemos a figura do condenado, Filipe dos Santos. Perto dele estão dois negros , provavelmente escravos, um deles ajoelhado, e um cavalo. No entanto podemos ver algumas autoridades e populares assistindo ao julgamento. O cenário é urbano, pois nele aparecem algumas construções, entre elas uma igreja, característica das cidades mineiras da época colonial.
b.      Com base no que vocês estudaram nesta unidade, explique os acontecimentos que resultaram no episódio pintado pelo artista. A Revolta de Vila Rica ou Felipe dos santos, em 1720, decorreu, sobretudo da insatisfação dos mineradores de Vila Rica com relação  a notícia da criação das Casas de Fundição nas Minas Gerais. Para tentar impedir o contrabando de ouro, a Coroa portuguesa aumentou a fiscalização nas áreas de mineração e na cobrança de impostos. Para isso, foram criadas as casas de Fundição, locais onde as autoridades recolhiam o quinto e transformavam o ouro em barras, gravadas com o selo real. Diante dessa situação, o comerciante português Filipe dos Santos organizou um movimento em Vila Rica para protestar contra a instituição das casas de fundição nas Minas Gerais. O Governador da capitania, o conde de Assumar, acabou reprimindo os revoltosos, prendendo-os. Filipe dos Santos considerado o líder do movimento, foi o único condenado à morte.
c.      Essa obra de Antônio Parreiras foi produzida por volta de 1923, mais de duzentos anos após o fato representado. Na opinião de vocês, que fonte o artista pode ter utilizado para produzir sua obra? A pintura é uma representação fiel do que teria ocorrido? As pinturas históricas não são representações da realidade do período que se pretende representar, mas revelam, sobretudo, aspectos do presente do artista, suas preocupações, técnicas etc. Além disso, artista como Antônio parreiras, que representou um acontecimento histórico que ele não vivenciou, recorrem muitas vezes a diversas fontes históricas (como relatos, livros didáticos, registros oficiais ET.) para produzir suas obras de arte.

4 comentários:

  1. Senhora Rosângela, poderias por favor ajudar me na atividade de história da página 42 do livro de história projeto radix, editora scipione, autor Cláudio Vicentino?? Estou com dúvidas no meu dever de casa...

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom! Queria Que Você Fosse Minha Professora...

    Vlw...

    ResponderExcluir
  3. Por Quê Você Não Lança a Continuação...?

    Seria Muito Bom....

    ResponderExcluir