domingo, 29 de março de 2015

Atividades da p. 71 – 9º ano



1.      Responda às questões em seu caderno.
a.      Quais eram os objetivos da reforma urbana conduzida por Pereira Passos no rio de Janeiro, no início do século XX?  Modernizar a cidade e transformá-la em um local semelhante às grandes capitais européias, com espaços mais amplos, arborizados, construções novas e que propiciassem melhores condições de higiene.
b.      Como a  reforma urbana da capital federal afetou as classes populares?  A renovação urbana empreendida no Rio de Janeiro entre 1903 e 1904 expulsou as classes populares da região central, com a demolição dos antigos casarões e cortiços que abrigavam os trabalhadores pobres. Esses indivíduos acabaram se estabelecendo nos morros e regiões da periferia da cidade, dando origem às favelas.
c.      De que forma a população demonstrou seu descontentamento com as novas medidas do prefeito Pereira Passos e do diretor de Saúde Pública, Oswaldo Cruz?  A população se revoltou contra as medidas de Pereira Passos e de Oswaldo Cruz, enfrentando a polícia e as tropas federais que tentavam conter as manifestações populares em 1904.
2.      Hoje, passados mais de cem anos da Revolta da vacina, existem muitas campanhas que informam a população e a orientam sobre a importância de prevenir doenças por meio da vacinação. Estabeleça semelhanças e diferenças entre as campanhas de vacinação contra a varíola, na Primeira República, e as atuais campanhas de saúde pública.
Atualmente, como ocorria há mais de um século, o combate às doenças é uma importante questão de saúde pública. No entanto, na Primeira República, para combater doenças como a varíola e a malária, foi realizada uma vacinação em massa, de forma autoritária, sem que se prestassem informações necessárias à população, diferentemente do que ocorre hoje em dia.

Analise e compare as fontes
1.      Responda ás questões sobre a fonte 1
a.      Identifique o local e o ano da Fotografia. Cidade do Rio de Janeiro, 2011
b.     Descreva os principais elementos, naturais e humanos, que a compõem. Na fonte 1, podemos observar tanto elementos da paisagem natural quanto aqueles que foram construídos pelo homem. Vemos que ao redor do morro do Corcovado foram construídas diversas casas e prédios, além do Cristo Redentor, que é a grande atração turística da cidade. A praia e a vegetação do morro misturam-se com os elementos de urbanização do Rio de Janeiro.
c.      Em 2007, o cristo Redentor foi escolhido por voto popular como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Você concorda com essa decisão? Justifique.  O cristo foi construído para marcar o aniversário da independência do Brasil, em 1922. Em 1926, as obras foram iniciadas e o monumento só foi inaugurado em outubro de 1931, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico nacional (IPHAN) em 1973. O Cristo Redentor tornou-se um dos patrimônios históricos mais reconhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. Em julho de 2007, em Portugal, o monumento do Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo moderno, ao lado da Muralha da China; de Petra, na Jordânia; de Mv]Chu Picchu, no Peru; de Chichén Itzá, no México; do Coliseu, na Itália e da Taj Mahal , na Índia. Realizou-se uma grande campanha nacional, com participação dos meios de comunicação, de políticos, artistas e diversas entidades, para que o monumento fosse eleito.
1.      As fontes 2 e 3 apresentam aspectos do Rio de Janeiro no início do século XX. Analise e comente esses aspectos.













A fonte 2 trata da modernização da cidade e o que isso acarretou na vida da população pobre do Rio de janeiro. O historiador José Murilo de Carvalho nos mostra como o ambiente luxuoso transformou o visual da cidade





, evidência que a fonte 3 reforça


1.      Analise o conteúdo do texto e da imagem da fonte 4 e estabeleça uma relação ente eles.
 
   A fonte 4 apresenta um texto jornalístico e uma charge sobre a Revolta da Vacina. Ambos representam a violência da reforma com autoridades sanitárias trataram a população, ou seja, sem nenhum esclarecimento sobre o processo de reurbanização que estava sendo executado sobre a população humilde e pobre.


    6.  Releia a fonte 5 e explique o significado da frase “Sua reação, portanto, não foi contra a vacina, mas contra a história.  A frase demonstra a posição do historiador Nicolau Sevcenko a respeito dos motivos da Revolta da Vacina. Para ele, esse movimento significou uma reação popular contra a sua condição miserável que percorre longos períodos da História.



 

3 comentários:

  1. Você é maravilhosa! Sou mãe e vejo que os garotos responde tudo de qualquer jeito somente para receber o visto do professor! Mas a maioria não corrige com eles as respostas e quando eles vão estudar para as provas estuda tudo errado. Tem um das professora do meu filho que já dá a pergunta e resposta exatamente para estudar para prova. Muito obrigada de coração! Beijos jesus te abençoes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora ajudou muitooooooooo... bjo bjo no seu coração :*

    ResponderExcluir