domingo, 22 de março de 2015

A Escrita Digital - De olho no presente p. 41



A escrita na era digital
               A escrita tem cerca de 6 mil anos de idade e continua a se modificar. Atualmente, a prática da escrita sofreu grandes transformações com o uso do computador pessoal e da internet. Veja, a seguir, o trecho de uma entrevista com a pesquisadora argentina Emilia ferreiro sobre a escrita dos adolescentes na internet.
               “É uma transgressão, mas para isso é preciso conhecer algumas coisas da escrita. Porque afinal alguém tem que receber essa mensagem e ler, ou seja, é preciso dar pistas para der entendido. Um dado curioso é  que o uso generalizado da letra K nesse tipo de mensagem parece quase obrigatório. {...{ e também é um recurso das crianças nas fases iniciais de alfabetização. A letra K sempre tem o mesmo som, enquanto a letra C não é confiável, tem muitos sons diferentes. Então as crianças ficaram mais seguras usando o K.”
Livro didático Projeto Araribá p. 41 – 3º edição
Questões
1.      Para Emilia Ferreiro, p fato de a escrita dos adolescentes na internet ser uma “transgressão” significa que essa prática é negativa? Justifique. Não necessariamente. Ainda que a, linguagem dos adolescentes na internet tenha transgredido as regras da norma culta, isso só pode ser feito com certos conhecimentos de língua, o que fica expresso no uso generalizado da letra “K”. Dessa forma, pode-se concluir que a pesquisadora compreende a mudança como um processo que tem seu lado positivo, que é a capacidade humana de transformar a língua e adequá-la às características e necessidades de cada época. A língua, entendida como uma construção histórica, está permanentemente sujeita a apropriação, adaptação e simplificações, movimento que é difícil frear.
2.      Compare a função dos primeiros registros escritos de que se tem notícia com a escrita praticada pelos adolescentes na internet. Os primeiros registros que temos notícia eram usados na administração da cidades, como registro de impostos, do fluxo comercial, além de cálculos matemáticos. Os adolescentes de nossa época, quando escrevem na internet, procuram relatar experiências, trocar informações, marcar eventos ou simplesmente conversar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário