terça-feira, 29 de abril de 2014

Discutindo o História - 9º B Auxiliadora paiva

Desde o século XIX, as teorias socialistas ganhavam forças em diversas regiões do mundo. Em 1917, seguidores dos socialistas revolucionários Karl Marx e Friedrich Engels lideraram uma revolução na Rússia e ali criaram a tão sonhada sociedade socialista.
1.      Ao iniciar o estudo da Revolução Russa, procure em dicionários e enciclopédias o significado dos termos socialismo, capitalismo, proletário e burguesia e registre-os no seu caderno.
Socialismo: doutrina que propõe a igualdade social e a transformação da sociedade, pregando a abolição da propriedade privada dos meios de produção e a implantação da propriedade coletiva.
Capitalismo: sistema social em que os meios de produção constituem propriedade privada e pertencem a capitalistas
Proletário: classe social formada por trabalhadores que vivem de seus salário.
Burguesia:  classe social formada pelos proprietários dos meios de produção nas sociedades capitalistas
2.      Outra teoria política importante surgida na século XIX foi a anarquista. Faça uma pesquisa sobre essa teoria e destaque alguns de seus pensadores mais importantes.
O anarquismo é uma doutrina que rejeita o princípio da autoridade política e sustenta que a ordem social é possível sem essa autoridade. Existe um anarquismo individualista que defende a pequena propriedade, e um anarquismo socialista, que defende uma sociedade sem proprietários. Entre os pensadores anarquistas mais importantes, destacam-se o francês Pierre-Joseph Proudhon e os russos Poirt Aleseivitch kropotkin e Mikhail Bskunin.
3.      Agora, faça uma comparação entre socialismo e anarquismo.

Anarquismo: contra a propriedade privada, pela supressão do estado. Socialismo contra a propriedade privada e por um estado dos trabalhadores.

Um problema- 9º ano p. 93

Um problema
Depois da Revolução
Os textos a seguir demonstram visões diferentes sobre o regime de Stalin. O primeiro é assinado por Victor Serge (1890-1947), vítima da repressão stalinista. O segundo é uma poesia apresentada nas comemorações do sexagenário aniversário de Stalin, em dezembro de 1939.
Texto 1
“Esta é a origem da terrível crise política iniciada entre 1938 e 1939, no decorrer da qual o ditador da democracia empenha-se em liquidar, um após outro, o antigo partido da revolução e da guerra civil {...}. os bolchevistas mais conhecidos morreram fuzilados, depois de monstruosos processos onde até mesmo seu próprio devotamento, habilmente manipulado por uma inquisição, foi usado para desonrá-lo, mediante falsas confissões. Outros, menos célebres, morreram, ás centenas e milhares, fuzilados em processo. Os abscuros participantes da revolução [...] lotam os campos de concentração, enquanto uma constituição dita” democrática’ é outorgada ao país pelo chefe.”
SERGE, Victor. O ano I da Revolução Russa.
São Paulo:  Ensaio, 1993. p. 23.
Texto 2


“Moscou dorme. No silêncio da noite,
Desta noite longa e silenciosa,
Apenas Stalin não dorme.
Stalin está pensando em nós...

Além das colinas, além das casas,
Em sua natal Kichak (aldeia da Ásia Cetral),
Um rapaz vigia o rebanho.
Stalin sabe tudo também sobre nós...”


Satin (1939). In: HOBSBAWM, Eric (org.).
História do marxismo: o marxismo na época da Terceira
Internacional – a URSS, da construção do socialismo ao s
stalinismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 271. v. 7
Questões
1.       Como o texto 1 apresenta o governo de Stalin na União Soviética? O governo de Stalin, especialmente entre 1936 e 1939, é apresentado como uma ditadura sangrenta, que perseguiu, encarcerou ou eliminou fisicamente todos os opositores da Revolução de Outubro e da Guerra Civil. Os processos de Moscou são descritos como uma farsa judicial para desmoralizar os legítimos combatentes e assegurar o controle absoluto de Stalin na União Soviética
2.      A poesia Stalin expressa a mesma visão sobre o regime soviético? Explique.  Não, a poesia, encomendada pelo governo, enaltece a figura de Stalin, descrito como o guardião da União Soviética e protetor de todo o povo. A poesia traduz o culto à personalidade de Stalin, campanha de devoção do grande líder que se propagou no país durante o regime stalinista.


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Um Problema – 9º ano p. 57

Lampião e o cangaço
               Há muita controvérsia sobre a figura de Lampião e seus homens até os dias de hoje. Na memória popular e na visão de alguns escritores prevalece a ideia de que Virgulino e seu bando, ao roubar dos ricos fazendeiros para depois entregar aos pobres, vingavam uma história de exclusão social. O cangaceiro seria, nessa visão, um redentor. Outros pesquisadores questionam essa imagem de benfeitor do sertão, afirmando que lampião causava terror nas comunidades por onde passava.
“[...] a balada de onde extraí a maior parte desse relato não menciona [...] nenhum ato de tirar dos ricos para dar aos pobres, nenhuma dispensação de justiça. Registra batalhas, ferimentos, ataques a cidades [...], seqüestros, assaltos a ricos, combates com os soldados, aventuras com mulheres, episódio de fome e de sede [...]. Pelo contrário, registra ‘horrores’: como Lampião assassinou um prisioneiro, embora sua mulher o tivesse resgatado, como ele massacrava trabalhadores [...[. Causar terror e ser impiedoso é um atributo mais importante para esse bandido do que ser amigo dos pobres.
Questões
1.      Identifique as duas principais visões que existem sobre a imagem de Lampião e seu bando. Alguns escritores e a cultura popular nordestina, no geral possuem uma imagem mais romantizada de Lampião e de seu grupo, ressaltando que ele roubava dos ricos para dar ao pobres. Já estudiosos do cangaço não compartilham dessa visão e afirmam que Lampião causava terror nas comunidades por onde passava.

2.      Como Eric Hobsbawm descreve Lampião? Quais são as ideias do autor a respeito do cangaceiro? N De acordo com Hobsbawm, Lampião assassinava trabalhadores com frieza, causava terror e era impiedoso com as pessoas. Para o autor ele era um bandido e não um herói que roubava dos ricos para dar aos pobres.

domingo, 6 de abril de 2014

Questões p. 103- 7º ano




1.     Compare a pintura bizantina com a pintura gótica. O que ela têm de semelhante? E de Diferente? Semelhança: o tema religioso. Diferença: as cores vibrantes da pintura gótica,  a representação em perspectiva
2.          Como a divindade de Jesus foi representada nas três pinturas? A representação da natureza divina de Jesus dói feita pela introdução da auréola sobre  as cabeças, que constitui um sinal divino
3.          Que aspectos da obra de Rafael representa o divino? O que diz respeito ao humano? Além do próprio tema, o da crucificação, podemos destacar a auréola sobre a cabeça de Jesus. O elemento que representa o humano é a presença dos soldados romanos que acompanham o cristo até o calvário


Um problema p. 97 - 7º ano

Um Problema
‘Ainda hoje a palavra Renascimento evoca a ideia de uma época dourada e de homens libertos dos constrangimentos sociais, religiosos e políticos do período precedentes. Nesse mundo, o individualismo, o paganismo e os valores da Antiguidade clássica seriam cultuados, dando margem aos florescimento das artes e à instalação  do homem como o centro do universo. [...]
Renascer diz respeito também a uma afirmação de morte e volta à vida. Essa metáfora foi usada para estabelecer os laços entre a Itália dos séculos xV e XVI com a Antiguidade. Se o único sentido do Renascimento fosse o da aproximação do Ocidente cristão com a Antiguidade, esse período não se diferenciaria em nada da Idade Média.
A Antiguidade Greco-romana nunca se ausentou do imaginário medieval. A presença de Platão, Aristóteles e da lei romana pode ser detectada [...] nas teorias políticas, na teologias e na própria organização material da Igreja [...], na literatura, na arquitetura, na educação e nas artes plásticas.
Questões
1.         Como os historiadores avaliam hoje o Renascimento? A tendência atual dos historiadores é de rever e desconstruir o conceito de Renascimento, analisando as suas contradições

2.      Por que, segundo o texto, o uso desse termo seria equivocado? O uso do termo “Renascimento” para definir o movimento de renovação artística e cultural nascido nas cidades italianas a partir do século XIV seria equivocado porque a cultura greco-romana nunca desapareceu da Europa medieval. Ela continuou presente na literatura, nas teorias políticas, na educação, nas artes plásticas...

Renascimento Cultural

Humanismo
O humanismo foi um movimento intelectual do Renascimento que posicionou o homem no centro do mundo
Renascimento
Foi um movimento cultural surgido entre as elites da Itália no século XIV.
Valores humanistas
O ser humano como o centro do universo – antropocentrismo.
Predominância dos valores da Antiguidade Clássica
Autonomia da razão.
Novos meio de divulgação
Foi criado no século XV por Gutenberg as prensas de tipos móveis metálicos.
Desenvolvimento da Ciência
Teoria Heliocêntrica a terra gira em torno do sol
Desenvolvimento: cartografia, zoologia, geografia, botânica
Maior conhecimento do corpo humano: anatomia e maior conhecimento da circulação sanguínea.
Arte do renascimento
Técnicas da perspectiva.
Realismo
Mecenas: pessoas que financiavam o trabalho de artista e cientistas.




Atividades. P. 100 – 8º ano

Atividades. P. 100 – 8º ano
2. Em seu caderno, copie e complete o quadro a seguir sobre o iluminismo.


Uluminismo
Outro nome que recebeu
Ilustração
País que foi o centro do movimento
França
Principais pensadores
Voltaire, Diderot, D’Alembert, Montesquieu, Rousseau, Smith e Ricardo
Críticas que fazia
Criticavam o misticismo e o Antigo Regime, ou seja, a influência política e cultural da Igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo, os monopólios comerciais e a censura às ideias “perigosas”
Idéias que defendia
Defendiam as liberdades individuais e o predomínio da razão na aquisição do conhecimento.
Veículo de divulgação das ideias
Livros, Jornais e panfletos

Iluminismo

Iluminismo - França
Europa do Antigo Regime: Sociedade Estamental – Clero e Nobreza.
Os iluministas, que eram intelectuais, reagiram ao Antigo Regime e influenciaram a política, cultura, economia e educação da época.
O que defendiam:
Economia: fim da intervenção do Estado na economia.
Educação: A educação deve ser laica, dirigida pelo Estado e orientado para o estudo das ciências.
Política: Todo governo deve estar submetido à vontade do povo.
Cultura: defendia a liberdade de expressão e religiosa





Atividades p. 40 6º ano - Padre Inácio

Organize o conhecimento
1.       Observe novamente o mapa “as primeiras cidades” na página 38, e responda às questões.
a.       Em quais continentes surgiram as primeiras cidades? As primeiras cidades surgiram na Ásia e na África
b.      Qual o elemento geográfico comum às primeiras cidades? Quase todas as cidades foram erguidas nas proximidades de rios
c.       Qual recurso natural mais interferiu na formação das primeiras cidades? Justifique. O elemento fluvial. Os rios tiveram um importante papel no surgimento das primeiras cidades. Embora as atividades econômicas do meio urbano estejam mais próximas do comércio e do artesanato, as primeiras cidades eram dependentes da agricultura, que continuou mantendo seu valor fundamental para aquelas sociedades

2.       Copie o quadro e complete-o com as informações sobre a Idade dos Metais

Quando começou a ser extraído
Principais uso

Características
Cobre
6 mil a.C
Estatuetas e enfeites
Maleável
Bronze
4 mil a. C
Armas e ferramentas
Resistente
Ferro
1500 a. C
Armas e ferramentas
Resistente e duradouro

Aplicar
3. Analise o texto seguindo o roteiro.
As mudanças do período Neolítico
A próspera produção agrícola tornou possível a criação de animais em comunidades. O excesso de alimentos permitiu que se desenvolvessem habilidades especializadas, e o florescimento de um comércio de matérias-prima, tais como o cobre, estimulou a evolução da autoridade e do poder centralizado – assim como a guerra. talvez a inovação de maior alcance tenha sido o ofício da escrita.”
BRETSCHNEIDER, Joachim. Nabada: Vida e morte.
Scientific Américam Brasil,
Edição especial Arqueologia, n. 10, 2005. P. 74

a.     Quais mudanças do período Neolítico são citadas no texto? O desenvolvimento da agricultura, a produção de excedentes, a divisão do trabalho, a criação de animais, o nascimento do comércio e a formação de um poder político centralizado
b.     Cite duas habilidades artesanais que foram proporcionadas pelo excesso de alimentos. O desenvolvimetno da metalurgia e da produção de instrumentos agrícolas, entre outras possibilidades
c.      Em que sentido o comércio de metais relacionava-se com a guerra? As armas desse período eram feitas de bronze, uma mistura de cobre e estanho. A fabricação de armas mais eficientes favoreceu os conflitos militares entre os povos.
d.     Qual mudança o período Neolítico possibilitou que as demais mudanças ocorressem? Justifique sua resposta. A Revolução Agrícola. Todas as outras mudanças (criação de animais, desenvolvimento de habilidades artesanais e administrativas favorecimento do comércio etc.) foram decorrentes daquela transformação.
e.     Você concorda que o ofício da escrita foi a inovação de maior alcance? Justifique. Embora o texto não explique a afirmação, é possível tirar algumas conclusões com base no papel que a escrita tem nos dias de hoje. O conhecimento da escrita permeia todas as esferas da nossa sociedade: arte, ciência, política, a saúde a educação a indústria o comércio, a comunicação e assim por diante. Ainda que nem todas as pessoas do mundo moderno tenham a escrita como ofício principal, como ocorria com os antigos escribas, ela é uma ferramenta de trabalho e de comunicação essencial, um elemento que integra, impulsiona, atua na produção de riquezas, na transformação de conhecimento e valores, nas atividades de labor, deleite e descanso.

4. Explique com sua palavras o que você entendeu dos seguintes conceitos.
a. Excedente agrícola: produtos agrícola que ultrapassa aquela que é  necessária para o consumo da comunidade.
b. Divisão do trabalho: no caso das sociedades neolíticas, processo de especialização do trabalho, em que cada grupo social realiza um tipo de atividade.

c. Centralização política.: processo ocorrido nas comunidades neolíticas caracterizado pelo surgimento de um grupo dirigente, detentor de autoridade sobre os demais membros.

Idade dos Metais

Idade dos Metais
Surgiu por volta de 8 mil anos entre as regiões onde hoje é o Egito e a índia.
Com o metal as armas tornaram mais eficazes e os utensílios mais afiados e resistentes,.
Cobre
Muito utilizado na confecção de estatuetas e enfeites.  Por se um metal mole, era pouco utilizado para fabricar utensílios e armas. Foi o primeiro metal a ser desenvolvido pelo Homem.
Bronze
Surgiu da mistura do cobre com o estanho. Bastante resistente, foi utilizado para a fabricação de armas para  a guerra.
Ferro
Só foi difundido por volta de 1500 a.C. Com o ferro foi possível fabricar armas mais duradouras, aperfeiçoar instrumentos agrícolas e criar novos utensílios e ferramentas.

Centralização Política
O desenvolvimento da agricultura e  o crescimento populacional fez surgir um poder centralizado para garantir o controle sobre a população.
A Invenção da escrita.
A escrita se desenvolveu por volta de 4000 a.C.
Necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos recebidos.
Levantamento estrutural das obras.
Forma de registrar as idéias.