domingo, 4 de maio de 2014

Um problema p. 54 – 6º ano

Pesquisas reforça tese de duas migrações para a América
“uma nova análise volta a dar peso à hipótese de que os primeiros humanos a chegar às Américas eram gente com aparência bem distinta da dos índios atuais, mas mais semelhantes à de africanos e nativos australianos.
               Os antropólogos brasileiros Mark Hubbe e Qalter Neves, juntos co katerina harvati, da Universidade de Tübingen (Alemanha), publicaram os resultados na última edição da revista científica de acesso livre PLos One.
               Após analisar os crânios dos primeiros americanos e compará-los com os dos indígenas mais recentes [...], o trio buscou a melhor maneira de explicar as diferenças entre os índios atuais e os crânios mais antigos do continente.
               Segundo eles, o mais provável é que tenha ocorrido a migração de dois grandes grupos, ambos vindos da Ásia em momentos diferentes do fim da Era do gelo ( Há pelo menos 15 mil anos).
                O grupo mais antigo, representado, por exemplo por crânios de Lagoa Santa (MG), com idade entre 11 mil e 8 mil anos, tinha a aparência ‘africanizada’, enquanto os indígenas atuais já teriam os traços mais típicos dos asiáticos de hoje.”
LOPES, Reinaldo José. Pesquisa reforça tese de duas migrações
para a América. Folha de S. Paulo, 17 de jun. 2010
Questões
1.      Identifique a hipótese que o texto apresenta para o início do povoamento da América. Segundo o texto, um estudo recente aponta para a possibilidade de duas levas de grupos humanos diferentes terem migrado para a América, em momentos distintos da última glaciação.
2.      Que vestígios foram analisados pelos pesquisadores para chegar a essa conclusão? A análise dos crânios mais antigos encontrados no continente americano, cujas características estriam mais próximos dos africanos e das populações aborígenes australiana, e a comparação desse material com as características morfológicas das atuais populações indígenas do Brasil, mais parecidas com os atuais asiáticos.

3.      Os estudos apresentados  pelos pesquisadores são definitivos? Justifique. Não existe um conhecimento definitivo sobre esse ou qualquer tema. À medida que novos vestígios são encontrados e novos métodos de análise são desenvolvidos, as hipóteses lançadas sobre o povoamento da América podem ser vistas, ampliadas ou até mesmo descartadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário