domingo, 6 de outubro de 2013

Atividades p 211 8º ano

Organize o conhecimento
1.      Ordene, cronologicamente, as leis relacionadas aos direitos humanos.
a.      Estatuto da Criança e Adolescente.  
b.      Declaração de Independência dos estados Unidos.
c.      Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (revolução Francesa)
d.      Constituição Federal do Brasil
e.      Declaração dos Direitos da Criança
Resposta: b, c, e, d, a

2.      Copie e preencha o quadro abaixo em seu caderno.

A Lei e a Infância
 
Situação antiga
Declaração da ONU e ECA
Papel do Estado
Repressor e assistencialista
Garantidor de direitos
Situação Jurídica da criança
Pessoa que deve ser assistida ou reprimida
Pessoa em desenvolvimento que possui diferentes direitos.

Analise e compare as fontes
3.      Compare as fotos das fontes 1 e 2
a.      Descreva cada uma das fotos. .  A foto da fonte mostra um garoto vendendo amendoim numa via movimentada de uma cidade. Na foto da fonte 2 são mostradas crianças brincando em um parque.
b.      Relacione cada foto à Declaração Universal dos Direitos da Criança.   A cena da fonte 2 é um exemplo de situação compatível com os princípios aprovados  pelas Nações Unidas. O direito à recreação é necessário para as crianças crescerem com saúde e felizes. Já a cena registrada na fonte 1 viola claramente os princípios da lei. A criança está trabalhando, exposta a situação de risco e sofrimento, quando deveria estar brincando ou estudando.

Debate na História
c.      Em outubro de 2003, foi sancionado a lei 10.741, que instituiu a Estatuto do Idoso.
“Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso [...] a efetivação do direito à vida, à saúde , à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”
Livro didático. 8º ano p. 211
Projeto Araribá – 2ª edição.
a.      Indique algumas situações de desrespeito  ao idoso no seu município.
 Pessoal
b.      Apresente algumas sugestões para garantir a melhoria da qualidade de vida do idoso.  Pessoal

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