domingo, 6 de outubro de 2013

Atividades p. 178 6º ano PI


Organizar o conhecimento
1.      Busque no texto o significado destes termos e escreva-o em seu caderno com suas próprias palavras.
a.      Mito: narrativa que mistura fatos históricos com ações de heróis, deuses e semideuses
b.      Cultura helenística: cultura que se desenvolveu na Grécia após a conquista macedônica e que se caracterizava pela fusão de valores gregos com valores das sociedades orientais.
c.      Tragédia: espetáculo do teatro grego antigo montado para causar pavor e pena no espectador.
d.      Comédia: Espetáculo do teatro grego antigo que tinha a função de despertar o riso e ridicularizar os aspectos negativos da sociedade.
2.      Liste três características da religião grega. Os gregos eram politeístas; seus deuses assemelhavam-se, na forma e na conduta, com os humanos; além de venerar os deuses também veneravam os heróis.


3.      Que diferença você destaca entre a religião grega e a hebraica?  A primeira diferença é a crença em vários deuses, entre os gregos, e o monoteísmo, entre os hebreus. A segunda são as formas, os sentimentos e as atitudes humanizadas dos deuses gregos. Na religião hebraica, Deus nunca é representado e tem atitudes que deferem dos seres humanos. O Deus hebraico não se apaixona, não tem filhos nascidos de relações humanos. As normas da religião hebraica estão reunidas em um livro sagrado para os hebreus, a Bíblia, o que não ocorre com os gregos.

Aplicar

4.      Compare, em seu caderno, os seguintes aspectos da vida nas cidades de Atenas e Esparta no século V a. C

 
Atenas
Esparta
Localização geográfica
Região da Ática
Península do Peloponeso
Forma de governo
Evoluiu da aristocracia para a democracia
Oligarquia
Educação dos meninos
Os meninos tinham aulas de leitura, escrita e, música; praticavam exercícios físicos; eram preparados para discutir política e filosofia.
Os meninos eram educados para a guerra, praticavam exercícios físicos e submetendo-se a uma rígida disciplina imposta nos quartéis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário