domingo, 21 de abril de 2013

Atividades – p. 97 – 7º ano

Vamos retomar

1.       Explique com suas palavras quais foram os principais fatores que impulsionaram o movimento das Cruzadas.
As cruzadas tinham o propósito de cristianizar os chamados “infiéis”, isto é, os mulçumanos e os não cristãos em geral, e pretendiam conquistar novas terras e riquezas, em virtude do crescimento populacional da Europa.

2.       Retome o Para Começara e, com base no que você estudou neste capítulo, explique de que modo o crescimento do comércio com o Oriente favoreceu o renascimento das cidades.
O aumento dos negócios provocou a retomada do uso de moedas, o estabelecimento de rotas comerciais no continente e a criação e ampliação dos núcleos urbanos, onde se desenvolviam o artesanato e o comércio

3.       Quais foram as três principais causas da crise do século XIV?
A guerra entre a França e Inglaterra; a fome e a falta de alimentos causada pelo crescimento populacional e pelas guerras; e as epidemias provocada pela ausência de saneamento nos núcleos urbanos e pelo fluxo de embarcações de diversas partes do mundo.

4.       Destaque as principais diferenças entre as teorias de Santo Agostinho e as de Santo Tomás de Aquino.
Santo Agostinho: cada ser humano tem um destino determinado por Deus.
Santo Tomás de Aquino; existe o livro arbítrio nas ações humanas; ele nega a predestinação.

5.       Quais foram as mudanças mais marcantes que a economia da Baixa idade Média sofreu em relação ao feudalismo?
O sistema feudal baseava-se no trabalho servil; a terra era a principal fonte de riqueza. Já na baixa Idade Média prevalecia o crescimento comercial; além da terra, também as mercadorias e moedas transformaram-se em importantes fontes de riquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário