domingo, 26 de agosto de 2012

Página 146 - 6 ano -

Vamos Retomar
1- Reveja a organização de tenochtitlan, no Para Começar. Que outros povos pré-coloambianos estudados neste capítulo construíram cidades organizadas de foema semelhantes a essa?
A civilização de teotihuacán, os maias e os incas. Todas esram cidades dotadas de templos e apresentavam organização social rígida.
2. Cite as civilizações que se desenvolveram na Mesoamérica e aponte as características comuns que elas possuíam? Olmecas, civilizações de teotihuacán, maias e astecas.A agriculturas era sua principal atividade econômica; um grupo de sacerdotes exercia grande poder sobre a população, a sociedade era dividida em diversas camadas sociais e controladas por uma elite, sua religião era politeísta e possuía arquitetura monumental, voltada para a construção de templos religiosos.
3. Por que podemos afirmar que os maias se diferenciavam politicamente das demais civilizações americanas? Porque se organizavam em cidades-estados, com governos independentes, e as civilizações apresentavam um único Estado Imperial centralizado.
4. Sobre a civilização asteca, analise a seguinte informação: "Sua forma de organização era semelhante à das civilizações da Antiguidade oriental, como o Egito e a Mesopotâmia."
Como acontecia nas sociedades orientais, o Estado Asteca era extremamente centralizado. O imperador era a autoridade máxima: administrava as províncias, controlava a produção agrícola, as obras de irrigação e cobrança de impostos
5. Explique como estava a estruturada a sociedade inca.
Obedecia a uma rígida hierarquia: em sua parte mais alta o imperador e seus parentes; a seguir uma elite de altos funcionários, sacerdotes e guerreiros; na base, maioria da população formada por camponeses.
6- Quais as consequências  da chegada dos europeus para as civilizações pré-colombianas?
As civilizações pré-colombianas que viviam na América à época da chegada dos europeus foram violentamente dominados, com a pilhagem de suas riquezas, dizimação de sua população (por meios de combates ou de doenças trazidas pelos europeus) e a destruição de sua cultura.

16 comentários:

  1. muito bom quero agradecer ao seu trabalho voce realizou muitos temas meus valeu

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse blog!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado me ajudou muinto

    ResponderExcluir
  4. essa professora é demais

    ResponderExcluir
  5. ótimo essse blog... me ajudou muito, valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu me ajudou pra caramba

    ResponderExcluir
  7. voce me ajudou muito obrigada *-*

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada...pois você me ajudou bastante em coisas minhas
    by:Mayra Kailanny

    ResponderExcluir
  9. vc é me ajudou com muitos temas de escola valeu

    ResponderExcluir
  10. ameii ajudou muito com meus deveres trabalhos e estudos para provas muito obg por esse site

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, me ajudou muito no meu exercício...

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por ter me ajudado bastante com esse texto. Continue por favor🙏👍

    ResponderExcluir
  13. muito obrigada ultimamente vc esta me ajudando muito

    ResponderExcluir
  14. Vc ajudou eu e muitas outras pessoas, obrigado

    ResponderExcluir