quarta-feira, 21 de março de 2012

Vamos Trabalhar com texto p. 49 - 7º ano

Leia o texto abaixo sobre a cultura na Idade Média e depois faça as atividades em seu caderno:

Vestígio da Cultura Popular
Os homens e as mulheres "comuns" da Idade Média organizavam suas festas, cantavam, dançavam e faziam encenações. O que eles produziam também não era cultura? também não expressavam um a visão de mundo própria?
O primeiro problema ao se tentar estudar as manifestaçãoes populares de tempos mais remotos é a quase inexistência de documentos, de fontes, ou seja, de vestígios deixados por essas pessoas. A principal causa disso é o fato de que grande parte delas não sabia ler nem escrever e não deixou nada registrado sobre o tipo de atividade que exercia em suas comunidades. Aqueles que sabiam ler, escrever e pintar produziam a "cultura oficial" e estavam, em geral sob o controle da Igreja.
Na Idade Média, a igreja buscava controlar tudo o que era escrito e registrava somente o que lhe parecia necessário. Sendo assim, muitas manifestaçãoes culturais não foram preservadas.

1.Responda ás duas perguntas contidas no primeiro parágrafo do texto acima. Os homens e as mulheres comuns produziram sua própria cultura, constituída de valores, sentimentos e uma visão de mundo própria. A cultura não é exclusiva de nenhum grupo social; ela representa um elemento essencial da vida humana, em qualquer sociedade.
2. Segundo informaçãoes do texto, por que a igreja na Idade Média não se ´reocupaou em registrar a cultura popular?  A Igreja não se preocupou em registrar a cultura popular porque essas manifestações não faziam parte daquilo que os clérigos julgavam importante, válido ou apropriado.
3. Quais foram as consequências da falta de registro dessas manifestações culturais? A ausência de fontes escritas implicou a falta de mais informações sobre as manifestações sobre o imaginário desses grupos populares. Dessa forma, não é possível conhecer e compreender totalmente a cultura popular da Idade Média.
4. Por que essas pessoas não deixaram registro próprio, por exemplo, letras de canções que costumavam cantar nas festas? Como eram pessoas simples, que não sabiam ler nem escrever ou mesmo pintar, não registravam as atividades que exerciam em suas comunidades.

17 comentários:

  1. Muito obrigada você me salvo de tirar um 0 Muitissimo Obrigada

    ResponderExcluir
  2. obrigado, você está me ajudando a não ser assassinado pela minha professora

    ResponderExcluir
  3. obg!! me ajudou muitoO
    affs que bom vou ganhar um +
    Escola Estadual P.G

    ResponderExcluir
  4. Ajudou muito obrigada.
    Foi exatamente esse texto e as perguntas que o meu professor de História passou pra nos ontem ... Valendo:10,00 pontos e as respostas estão aqui ...
    Provavelmente tirarei 10,00 pts.
    Muito Obrigada pela ajuda.
    Hosana Fernandes
    MG-Belo-Horizonte.

    ResponderExcluir
  5. valeu muito obrigada voce me ajudou muito a ajudar minha filha Deus a abençoe
    um abração, Amélia

    ResponderExcluir
  6. ameiiii me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, muito obrigada, pelo menos n fiquei sem a nota extra e n levo bilhete na agendaaaa uhu...... Mais uma vez OBRIGADA! Amei mto seu site...

    ResponderExcluir
  8. Obrigado!!! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Ss elas sao do livro pq se vc ver o texto de cima e o mesmo do que o do livro

      Excluir
  10. muito obrigado vc me ajuda d+ <3

    ResponderExcluir