segunda-feira, 1 de agosto de 2011

P. 122 Questões: 1, 2 e 3 - 7º ano

1.1Explique os fatores que influenciaram o pioneirismo português na expansão ultramarina:
  • llocalização geográfica, próxima ao Atlântico;
  • contato com textos antigos, que falavam da esfericidade da Terra;
  • domínios de técnicas de navegação provenientes dos árabes;
  • transformação de Portugal num entreposto das navegações italianas;
  • enriquecimento do grupo mercantil;
  • centralização monárquica, fundamental para o financiamento das navegações.
2- faça um quadro comprativo dos Estados que participaram da expansão marítima europeia. Copie o quadro abaixo em seu caderno e complete com as informaçãoes encontradas no texto do capítulo ou em outras fontes.





Portugal
Espanha
Inglaterra
França
Holanda
Inícios das Navegações
 Século XV
 Final do século XV
 Final do século XVI
Século XVI 
Final do século XVI 
Navegadores
 Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães.




 Cristovão Colombo, Américo Ve´púcio








Giovanni Caboto






Jacques Cartier, Nicolau Durand e Villegaigmon




Piet Heyn
Regiões conquistadas
 Brasil, África e Parte da Ásia
Sul da América do Norte, América central e do Sul. 
 América do Norte e parte do Caribe.
 Américo do Norte e sul do Brasil
 América _Nova Iorque. Nordeste do Brasil e Ásia
Resultado
 Colonização do Brasil e países da África e da Ásia.
Enriquecimento rápido seguido de decadência
 Colonização da América motivada pela busca de metais preciosos.
 Povoamento do norte e colonização do sul dos EUA.
 Expulsos do Brasil ficaram só com o Canadá
 Enriqueceram com o tráfico de escravos, o comércio com especiarias.
se especializou na atividade financeira. Banqueiros.


3. Analise o quadro que você fez em seu caderno e responda às seguintes questões:
a- Como você explica o fato de Portugal, durante o século XV, ter dominado praticamente sozinho a expansão marítima?
Portugal se encontrava numa situação privilegiada com relativa estabilidade política, proveniente da centralização monárquica e do enriquecimento da burguesia.
B- Por que a Espanha só entrou na disputa no final do século XV?
Por causa da ausência de um governo centralizado antes disso.
C- Todos os países obtiveram o mesmo sucesso em suas viagens?
Não. Os países pioneiros na expansão e colonização foram os que construíram grandes áreas coloniais no primeiro século da Idade Média.
D- Por que os ingleses só começaram a disputar os mercados e territórios a partir do século XVI?
Por que durante o século XV, a Inglaterra e a França estiveram em guerra, sem estabilidade para investir nas navegaçôes.
e- Que papel a França teve no início da história do Brasil?
Os franceses invadiram a baia da Guanabara com a intenção de fundar uma colônia, a França Antártica, mas não obtiveram sucesso. Depois, entre outras investidas, fizeram uma nova invasão no Maranhão, onde chegaram a fundar a França Equinocial, mas foram novamente vencidos e expulsos.
f- Como os holandeses tornaram-se uma potência no século XVII?
Os holandes tornaram-se uma potência ao financiar a empresa colonial portuguesa no Brasil e o comércio de especiarias no Oriente, e quando começaram a atuar no tráfico de africanos escravizados para as Américas.

60 comentários:

  1. baiinn minha professora tinha mandadoo ajentee fazee justoo hj mt boom vlww aee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por me ajudar mais uma vez .

      Excluir
    2. você me ajudou muito na hora de estudar para a prova .obrigada

      Excluir
    3. Amei o seu site .não só pelas respostas ,mas sim pelo jeito que você se dedica a ela e como é tudo bem feito.Parabéns pelo seu trabalho

      Excluir
    4. Muiitoo legal o site , adorei msm

      Excluir
    5. Muuito obrigadaa professora , você é ótima , amei suas respostas.

      Excluir
    6. Muito obrigada!Me ajudou muito!Voce é otima!Adorei as respostas! :)

      Excluir
  2. ai que bom minha prof tinha mandado agente fazer issoo tambemm muito bom
    professora rosangela...
    bj..
    xau..
    e obrigado....

    ResponderExcluir
  3. minha prof mandou ..tava dificil mas issu ajudou muito!!brigadao,bjs

    ResponderExcluir
  4. QUE CHATO ESSSAS TAREFAS DE HISTORIA E JUSTAMENTE HOJE QUE EU TINHA QUE RESPONDER ESSA TAREFA BOBA, MAS A SORTE FOI ESSA PROFESSORA QUE ME AJUDOU NAS RESPOSTAS.
    OBRIGADO PROFESSORA BEIJOS E THAU *-*

    ResponderExcluir
  5. caracas... ta ingualzinho como a professora mandou fazer.... vlw prof pela ajudaa vou acerta tudinho.... vou ganhar 3pts pra terceira avaliaçãoo....vlw mesmo... bjãuuuu

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Professora ;D

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parabéns, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  8. vlw professora.. me ajudou mt mt mesmo... vc é otima prof.. espero q vc me dê uns pontinhos extras... kkkkk.... Ass:Gabrielli 7°A

    ResponderExcluir
  9. Valeu msm... minha professora exigente vai gostar das minha respostas valeu!

    ResponderExcluir
  10. PROF SURTE VALEU MINHA PROF PASOU EASA TAREFA VALENDO 5 PONTOS BRIGADA

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada, rs! ajudou pra caramba!
    E ainda me fez entender o assunto, gostei muito!

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada mesmoo pensei q nuca iria achar !! rsrsrs obrigada professora Rosangela Leite !!

    ResponderExcluir
  13. Muito obg não me lembrava de nadinha agora isso me ajudoui mtu vlw

    ResponderExcluir
  14. adorei ta igualzinho vo certa td abrigaduu prof tchau

    ResponderExcluir
  15. nossa me ajudou muito obrigada

    ResponderExcluir
  16. yes yes vlw aaae fessora

    Minha heroina , é mt chata essa atividade e tava cm priguiça de responder !

    ResponderExcluir
  17. obrigada eu sou de francisco ayres piaui a minah professora passo isso obrigado por postar minah fesora num sabe mas todo trabalho de pesquisa no livro eu pesquiso é no google amoo vcssssssssssssss brigadinhooo ( léia Fontenelle) face=leiafontenelle89@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  18. vlw professora gostei muito

    ResponderExcluir
  19. nossa muito obrigado minha professora passou essa tarefa hoje....

    ResponderExcluir
  20. nooossa que beleza !
    tudo estava certinho e ainda ganhei 2 pontos
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  21. Muito Bom, obrigado Professora, tudo certinho :D

    ResponderExcluir
  22. vlww a minha prof tinha passsado isso ai vc me ajudou mtoo vlw ;)

    ResponderExcluir
  23. Valeu pela ajuda eu não sei nada de história !!

    ResponderExcluir
  24. Valeu professora Rosangela me ajudou num trabalho muito importante ......

    ResponderExcluir
  25. parabensssssssssss adoreiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  26. Estava doente esses dias e perdi a matéria. Mas deu pra entender a matéria. Que fala sobre o conhecimento de novas terra , graças ás viagens marítima.
    Muito Obrigado Prof.

    ResponderExcluir
  27. obg minha pro tinha mandado nos faze isso vlw obg mesmo me ajudo muito

    ResponderExcluir
  28. Obrigado me ajudou muito:-)

    ResponderExcluir
  29. Obrigado, Justo essa tarefa meu professor tinha dado. kkkk

    ResponderExcluir
  30. muuuuuuuuuuuuito abrigada

    ResponderExcluir
  31. Obrigada Me Ajudou muito mesmo quando eu tiver alguma atividade pra casa e for para pesquisar... eu sempre vou ficar pesquisando aqui no site que tenha professoras respondendo todas as respostas isso ja me ajudou muito mesmo gostei muito Muitissimo Obrigada ... ^^

    Ass: Maria Clara Leite Silva
    Idade:12 Anos
    Cidade:Arapiraca-Al

    ResponderExcluir
  32. eu queria respostas do livro do 8° ano, pois faltei a aula :/ mas sempre vim buscar duvidas aqui no 7° ano, mas muito obrigada :33

    ResponderExcluir
  33. Obrigado Professora Rosangela me ajudou bastante !!!

    ResponderExcluir
  34. nossa , muito obrigado ! Eu estava com muita dificuldade com esse cap. , ai eu nem sabia fazer essa ativ. agora alem de ter respostas certas , ainda entendi oque queria se dizer , muito obg ((:

    ResponderExcluir
  35. amei o cite so assim eu acerto todo o trabalho pois como diz o ditado quem nao cola nao sai da escola por isso que eu colo vlww pela colinha bjs s2

    ResponderExcluir
  36. vlw professora me ajudou muito no meu trabalho de história continue assim me passando resposta kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. vlv , professora ! Afff' eu fui procurar no livro mais tava difícil !! E , resolvi procurar no GOOGLE !! Vc e mto gente boa ........ Hahaha :D

    ResponderExcluir
  38. eee noooisss professoraa ee nooisss vllww pela resposta continua assim kkkkkkkkkkkkk #todomundocolando

    ResponderExcluir
  39. obg mesmo fessora vc e d+ :D vlww

    ResponderExcluir
  40. nossa parabéns pela sua dedicação as perguntas me ajudou muito OBRIGADA

    ResponderExcluir
  41. muito bom era td que eu precisava brigado professora

    ResponderExcluir
  42. Que fatores econômicos e políticos da Espanha influenciaram a rainha a dizer sim a Colombo?

    ResponderExcluir
  43. muito obrigado meu professor passou esses mesmo dever do livro projeto Radix

    ResponderExcluir
  44. me ajudou bastante. Mas tem duas atividades eu preciso da outra tambem....

    ResponderExcluir