sexta-feira, 12 de novembro de 2010

7º ano Questões 1, 4 e 5 da p. 202

Questão 1- Monte em seu caderno uma ficha com as funções desempenhadas pelos seguintes grupos sociais do engenho.
a. Senhor de engenhos: Aquisição de terras, comércio do açúcar, compra, venda e controle dos escravos, pagamento dos salário aos trabalhadores livres.
b. Feitor das Plantações: escolher as terras para o plantio, o tipo de cana a ser cultivada e os momentos adequado para o plantio e colheita.
c. Feitor da moenda: Recebia a cana e controlava a produção do caldo
d. Feitor-mor: cuidava do ritmo da produção, substituindo os escravos sempre que necessário, controlando o transporte da cana para as moendas e garantindo a manutenção e o bom funcionamento dos equipamentos.
e. Mestre de açúcar: controlava o ponto de caldo, determinava sua retirada do fogo e o encaminhava para purgar.
f. Purgador e caixeiro: O purgador administrava o processo de clareamento do açúcar. O caixeiro, retirava a parte dos impostos. Na cidade um outro caixeiro se incumbia da venda do produto.



Questão 4-
Observe:

Preço de um escravo em 1751 100 mil réis
Custo anual de manutenção de um escravo 8.400 réis
Renda anual produzida por um escravo 35.550 réis
1 milhão de réis = 1 conto
1 Conto de réis = 1 Kg de ouro.
1g. de ouro + ou - R$ 63,00
1kg de ouro = R$ 63.000,00
a- Quanto um fazendeiro gastaria para comprar 60 escravos? 60 x 1000.000 = seis milhões ou seis contos de réis.
b- Quanto ele gastaria para manter esses escravos durante três anos?3 x 60 x 8.400 = 1.512.00 réis ou 1,5 contos de réis
c- Qual seria a renda produzida pelos escravos ao final de três anos? 3 x 60 x 35.550 = 6399.00 réis ou 6,3 contos de réis
d- A que conclusões podemos chegar após fazer essas contas? O investimento inicial na compra do escravo estaria totalmente pago a partir do quarto ano de produção demonstrando a grande rentabilidade do trabalho escravo.

Questão 5 - Vale 5,0 pontos
 Analise as duas visões diferentes sobre o carater da escravidão africana no Brasil apresentadas nas p. 200 e 201. Considere.
a- A ideia principal de cada ponto de vista. Há dois pontos de vista opostos a respeito da escravidão africana: o primeiro defende a ideia de que a escravidão africana no Brasil se caracterizou mais pela integração do que pela violência, o segundo, em oposição, advoga que embora tenha havido miscigenação e troca de culturas, as marcas da escravidão foram a violência e a exploração
b- O nome de um representante de cada uma das visões. Gilberto Freyre e Jacob Gorender
c- Os argumentos apresentados por uma e por outra.O primeiro ponto de vista tem como defensor o sociólogo Gilberto Freyre. Os argumentos principais na defesa da tese da integração são os casametnos inter-raciais, a convivência dos senhores e escravos no mesmo espaço e o sincretismo religioso. A segunda visão defendida, entre outros por Jacob Gorender, apresenta como argumento os constantes castigos, a alta taxa de mortalidade dos negros escravizados e as crueldades diárias a que eram submetidos os escravos nas fazendas.









3 comentários:

  1. Ameii este site filei toda minha tarefa da página 202 por este site que esta PROF possa colocar mas aitividades =D estarei sempre dentro deste site Amei ja considero minha comparça ^^
    Parabéns pelo site

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  2. site muito baum q essa prof° fes ^^

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  3. Site muito bom,mais e vi que tinha a 1,mas e a 2?

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