quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Introdução a História- 6º ano

Introdução a História

Para recuarmos a épocas longínquas ou nos aproximarmos do presente e organizar a seqüência dos acontecimentos, utilizamos a contagem do tempo (cronologia).
Vários povos criaram calendários, baseados em fatos importantes dentro da sua história. No Ocidente, utilizamos a calendário cristão.
Em história é muito usual a divisão do tempo em décadas (10 anos) e séculos (100 anos).
Os fatos considerados como transformadores dos períodos foram eleitos pelos historiadores como marcos históricos. Em cada período histórico, temos característica sociais, políticas, e econômicas predominantes e únicas. Existem, assim, os tempos históricos de longa duração, também chamados de estruturas, e os de curta duração, também chamados de acontecimentos.
A escrita é considerada o marco histórico que divide a pré-história da história. Esta tem sido dividida em quatro grandes períodos : Idade Antiga, ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A pré-história se iniciou com o surgimento do homem, há aproximadamente 1 milhão de anos, e terminou com a criação da escrita, em 4000 a. C. Para fins de estudo, ela foi dividida em períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (homem nômade, vivendo da caça, da pesca e da coleta) a partir de 10000 a.C. iniciou-se o Neolítico ou Idade da Pedra Polida (homem sedentário, vivendo da domesticação de animais e da agricultura): por volta de 6000 a.C. iniciou-se a Idade dos Metais – período de transição para a história (aumento populacional, devido à melhoria das condições de vida e á conseqüente forma da primeiras civilizações).
Foi durante o Paleolítico que o Homem chegou a América. No território que seria chamado posteriormente de Brasil, o homem viveu de forma primitiva, com característica do período pré-histórico, até a século XV, quando da chegada dos conquistadores europeus. O modo de vida primitivo do índio brasileiro facilitou a conquista da região pelos portugueses.
A chegada ao Brasil em 1500, no inicio da Idade Moderna, uniu o desenvolvimento brasileiro ao europeu.

Explique o que significa as palavras-chaves abaixo:
Arqueologia, calendário cristão, comunidades primitivas, hipótese de imigração, marco histórico, memória da humanidade, período histórico, sambaquis, sobrevivência humana, técnicas agrícolas, tempo cronológico, tempo histórico vestígios