terça-feira, 4 de novembro de 2008

Escola Coronel

Resuno
O Açúcar
O Brasil se tornou o maior produtor mundial de açúcar nos séculos XVI e XVII. As principais regiões açucareiras eram a Bahia, Pernambuco, parte do Rio de Janeiro e São Vicente (São Paulo). Os Senhores de engenho, eram homens ricos e poderosos. De 1630 a 1654, o nordeste (menos a Bahia) foi quase todo ocupado pelos holandeses, interessados no comércio do açúcar. Expulsos do Brasil eles passaram a produzir açúcar nas Antilhas, provocando a queda internacional dos preços do produto. Essa queda dos preços também teve como causa a crise econômica européia do século XVII. O maior produtor mundial de açúcar do século XVIII foi o Haiti, colônia francesa. Mas havia outros produtores no Caribe: Cuba (Colônia espanhola) e Jamiaca (colônia inglesa) Exercícios 1- Quais foram a s regiões açucareis do Brasil? Bahia, Pernambuco, parte do Rio de Janeiro e São Vicente (São Paulo). 2- O que fez o nosso açúcar perder mercado mundial?
-a crise econômica européia do século XVII
- Produção açúcar nas Antilhas pelos holandeses expulsos do Brasil. 3- Quais eram os maiores produtores de açúcar no séc. XVIII?
Haiti, (colônia francesa), Cuba (Colônia espanhola) e Jamiaca (colônia inglesa) 4- Fale dos senhores de engenho.
Pessoal
"A sociedade formada na área da produção do açúcar, era essencialmente agrária e rural. Vivia da exploração da terra. na sociedade havia dois grupos: Casa Grande: habitação do senhor de engenhos e Senzala: moradia dos escravos"
Raquel das Graças de Oliveira- 7º B (E.E. Coronel José Adolfo de Aguiar).
5- Releia o texto Cana-de-açúcar grande propriedade e trabalho escravo, da pág. 163 e associe lavoura cana viera e desmatamento.
Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário